sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Deixando de usar fraldas

Fraldas para deixar as fraldas

     As fraldas Huggies Pull-Ups foram desenvolvidas especialmente para as crianças que estão tirando as fraldas. Nessa fase a criança já pede para ir ao banheiro algumas vezes e outras não. As fraldas são inteiras, como uma calcinha ou cuequinha, e podem ser abaixadas e levantadas para a criança usar o penico. Nos casos em que a criança esquece de pedir para ir ao banheiro as fraldas podem ser simplesmente rasgadas na lateral e retiradas. 
     São ótimas também para a fase em que a criança já não usa mais fraldas de dia, mas usa a noite, muitas vezes apenas por segurança.
     No Brasil só vi esse modelo unisex, mas nos EUA e Canadá tem modelos para meninas e meninos. A minha filha usou essa das Princesas da Disney e adorou!

Assaduras.

Tratamento das assaduras nos bebês


 
     Quando aparece a primeira assadura no bebê costumamos nos sentir super culpadas achando que fizemos algo de errado, apesar de todos os cuidados. 
     Não se sinta culpada, assaduras acontecem. E elas aparecem de uma hora para a outra. Nesse caso só nos resta tratá-las o mais rápido possível pois elas pioram muito rápido.
      A sua principal causa é um fungo chamado Monília. Por isso não adianta continuar usando os cremes e pomadas para assaduras que costumamos utilizar no dia a dia. Esses cremes são apenas preventivos.
      O tratamento das assaduras nos bebês é feito com uma pomada a base de nistatina e óxido de zinco. Essa pomada está na lista dos medicamentos genéricos e é encontrada em qualquer farmácia. Basta pedir por pomada genérica para tratamento de assaduras em bebês a base de nistatina + óxido de zinco.
      A Nistatina é um antifúngico e o óxido de zinco é um adstrigente e antisséptico que exerce ação suavizante cicatrizante e protetora da pele nas afecções que apresentam erupções superficiais.
     Geralmente as assaduras das crianças regridem num prazo de 24 a 48 horas de tratamento.
     A cada troca de fraldas o ideal é lavar o bebê com água e sabão neutro e secar bem antes de aplicar a pomada. A  pomada deve ser utilizada em todas as trocas de fraldas até as assaduras desaparecerem por completo. Se puder, deixe o bebê um pouco sem fraldas para a pele irritada descansar um pouco.
      O melhor tratamento sempre é o preventivo, pois a pele do bebê é muito delicada e eles sofrem bastante com as assaduras. Para evitar as assaduras continua valendo a dica de, sempre que possível, lavar o bebê com água e sabão neutro e secar bem a cada troca de fraldas. Utilizar sempre uma pomada preventiva de assaduras para proteger a pele do contato com as fezes e urina. Basta uma fina camada sobre toda a área de modo que forme uma barreira.
      Trocar sempre a fralda assim que perceber que está molhada.
     Além disso, assadura não dá só no bumbum. Os bebês mais gordinhos costumam ficar assados em algumas dobrinhas como nos braços e pescoço. Fique atenta, e nesse caso pode ser usada a mesma pomada de tratamento nos locais afetados.
     Atenção, a pomada Dermodex, muito utilizadas pelas mamães possui duas versões. A Dermodex Prevent que é para o uso diário, para prevenir e evitar as assaduras e a Dermodex Tratamento que é uma versão de marca da pomada genérica que falei a base de nistatina + óxido de zinco. Quem usa essa marca não confunda as duas pois cada uma tem sua indicação específica.

A procura da economia.

Preço das fraldas descartáveis pelo mundo

     Um dos maiores gastos de quem tem bebês é com fraldas. Nada mais normal do que ter curiosidade sobre o preço delas em outros países. Para fazer essa comparação, a Revista CRESCER se inspirou no Índice Big Mac, que compara o preço do sanduíche em várias cidades nos cinco continentes.
     Como existem muitos tipos de fraldas descartáveis e elas são vendidas em quantidades diferentes, foi eleita uma marca e um modelo apenas. Depois foi consultado com o fabricante o preço unitário em 12 países. O Brasil tem a terceira fralda mais cara entre os locais pesquisados e os nossos vizinhos argentinos são um dos que pagam mais barato pelo produto. Confira abaixo os preços em real e em dólar.

Criatividade

Blusas para amamentação

     Meninas, isso é o tipo de coisa que faz muita falta. Quando fazemos o enxoval nos preocupamos com poucos itens para nós mesmas. Mas esse tipo de roupa é fundamental quando estamos amamentando.
     A Via Láctea confecciona blusas especialmente para mulheres que estão amamentando e procuram roupas práticas, confortáveis e discretas.
     Oferecidas em diversos modelos e cores, são blusas que não precisam ser levantadas, deixando à mostra a barriga ou a cinta, que não mostram a mama por inteiro e que não demoram para desabotoar. 
Para mulheres que acreditam que amamentar pode ser um momento íntimo, mesmo em público!

Protegendo o Bebê

O filtro solar ideal para bebês e crianças

     Os bebês, diferente das crianças e adultos, devem utilizar um tipo de filtro solar específico para a sua idade e tipo de pele. Segundo a dermatologista Marcela Lunardi o recomendado até os 6 meses é não expor o bebê ao sol por períodos prolongados. 

     Dos 6 meses aos 2 anos de idade a recomendação é utilizar somente filtros 100% físicos. O filtro solar físico funciona como uma película que bloqueia a radiação. A radiação é refletida. Já os filtros químicos absorvem a radiação. 

     A partir dos 2 anos o recomendado é o uso de filtros solares infantis. O filtro solar infantil possui uma maior resistência a água, aos agentes externos e foi testado na pele das crianças provocando menos alergia.
O filtro solar deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição e deve formar uma camada espessa. Deve ser reaplicado após transpiração intensa, banho de mar ou piscina e a cada duas horas de exposição solar. Também não devemos esquecer que o uso de acessórios protetores como camisa, boné e guarda-sol continua sendo fundamental.
Opções de filtros 100% físicos existentes no mercado:

  • Loção fotoprotetora FPS 50 da Avène
  • Minesol Mineral FPS 40 da ROC
Filtros solares 100% físicos

Salvando a Vida do seu Bebê

 O que fazer se o bebê engasgar

Quando o bebê engasgar deve-se agir rapidamente, primeiro observe se o bebê consegue respirar sozinho, mesmo que seja com dificuldade isso é bom sinal, pois as vias aéreas não estão completamente fechadas. Neste caso é normal ele tossir um pouco, deixe-o tossir o quanto for preciso e nunca tente tirar o objeto de sua garganta com as mãos. No caso do bebê não respirar sozinho você deve:
  1. Sentar-se com as pernas juntas e apoiar o bebê sobre as suas pernas de barriguinha para baixo de modo que a cabeça dele esteja mais baixa que o corpo,
  2. Com alguma pressão dê alguns tapinhas seguidos nas costas do bebê e observe-o. Tente este procedimento por 2 minutos.
  3. Se ainda estiver engasgado tente virá-lo de barriga para cima, ainda sobre as suas pernas e com o seu antebraço, pressione o tórax do bebê várias vezes seguidas.
Provavelmente assim ele conseguirá vomitar ou expelir o objeto da garganta. Se não conseguir, e o bebê ainda estiver sem respirar tente uma respiração boca a boca, colocando sua boca na boca e nariz do bebê.
Veja também o passo a passo de Como fazer respiração boca a boca e Como fazer massagem cardíaca no bebê. Mesmo que com estas manobras você tenha conseguido desengasgar o bebê esteja atenta a ele, sempre observando-o, em caso de alguma dúvida, leve-o ao pronto socorro. Se não conseguir, ligue rapidamente para o 190 e chame por socorro.
Mais sobre este assunto 

Toda a verdade sobre as cólicas

     Quatro pediatras respondem perguntas cruciais e explicam por que ninguém precisa temer essa fase das cólicas. Entender o que acontece pode acalmar você  e a criança

familia-e-filhos-toda-verdade-sobre-as-colicas 


      Ver o bebê com o rosto vermelho de tanto chorar, as pernas encolhidas e os dedinhos crispados - sinais típicos de que a razão da dor são as cólicas - é um espetáculo que nenhum pai quer presenciar. O grande alento é que as cólicas desaparecem no terceiro mês de vida, quase tão misteriosamente quanto chegaram, e não deixam nenhuma seqüela. Também é verdade que pais que lidam com a situação com tranqüilidade têm o dom de acalmar o bebê. Portanto, arme-se com as informações que colhemos com quatro consultores e aprenda a distinguir o que é mito e o que é verdade.

1. Por que o recém-nascido tem cólica? 

Ainda há muitos pontos obscuros sobre esse assunto. Não existe, por exemplo, uma causa exata. As cólicas são atribuídas à associação de alguns fatores, entre eles a imaturidade dos sistemas gastrintestinal e nervoso central, que, entre outras funções, controla as contrações do intestino. Como o processo de formação e funcionamento desses mecanismos ainda não está completo, ocorrem movimentos intestinais descoordenados que acabam provocando as dores. Passados três meses, esses sistemas adquirem maturidade e as cólicas deixam de fazer parte da rotina da família.
2. Por que algumas crianças têm cólicas e outras estão livres delas?

Cada indivíduo é único no que diz respeito a fatores genéticos e biológicos, o que explica parte da questão. A outra parte diz respeito ao ambiente. Embora não haja dados científicos sobre o assunto, os pediatras concordam que a atitude dos pais conta pontos. "A criança percebe tudo a sua volta, inclusive a tensão e a ansiedade dos pais", explica o neuropediatra Mauro Muszkat, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). "A reação a esses estímulos externos pode ser a cólica." Tanto isso é verdade que, para o pediatra Ruy Pupo Filho, autor do Manual do Bebê (editora Campus Elsevier), a cólica é quase sempre uma característica do primeiro filho - o segundo costuma ter bem menos e o terceiro quase não tem. Excesso de agitação, como som e TV altos ou brincadeiras prolongadas, também pode desencadear ou turbinar as cólicas. Respeito ao ritmo e ao sono do bebê é fundamental.
3. Como saber se o choro é mesmo devido à crise de cólica?

Primeiro, por eliminação: o bebê está com fome? A fralda está molhada? Está com calor? Com frio? Se essas possibilidades foram descartadas e o choro continua, é grande a probabilidade de ser cólica. Além disso, há algumas características específicas: o bebê se contorce, o rosto fica vermelho e com expressão de dor, as mãos se fecham e o choro estridente parece inconsolável. Em muitos casos, as crises costumam acontecer no mesmo horário - à tardinha ou no início da noite.
4. Se o bebê mama no peito, a alimentação da mãe pode fazer diferença na presença e na intensidade das cólicas? 

"Há pouca relação comprovada entre a cólica e a alimentação da mãe", afirma o pediatra e nutrólogo Mauro Fisberg, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). "O único alimento que sabidamente aumenta as cólicas do bebê se ingerido pela mãe é o leite de vaca, mas só se ela tiver alergia à proteína do leite de vaca ou intolerância à lactose." É possível que a mulher tenha esses problemas e não saiba, ou apenas descubra durante a amamentação, quando, em geral, por ordem médica, aumenta o consumo de leite e derivados.
5. Bebê que toma fórmula industrializada tem mais cólica do que o que é alimentado no seio materno? 

Não há consenso sobre a questão. Para o nutrólogo Mauro Fisberg, a incidência é muito semelhante nos dois casos. "O que pode fazer diferença é que, se a amamentação for bem orientada, o bebê que mama no seio engolirá menos ar do que aquele alimentado por mamadeira e, conseqüentemente, terá menos cólicas", observa. Já o pediatra Ruy Pupo Filho acrescenta: "O leite materno é mais bem absorvido pelo organismo, além de conter elementos que contribuem para o amadurecimento rápido do intestino das crianças", afirma. "Com isso, a incidência de cólicas é menor em recém-nascidos que mamam no peito."
6. Quais as formas mais eficazes de combate a essa dor? 

A primeira recomendação (por mais que pareça difícil) é manter a calma. "É preciso quebrar o círculo vicioso que se estabelece: a criança tem cólica, os pais ficam nervosos, o bebê sente mais dor, gerando ansiedade crescente nos pais e assim sucessivamente", diz a pediatra Lílian dos Santos Sadeck, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, ligado à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). "O que mais funciona é o pediatra conversar bastante com o casal, passando tranqüilidade e mostrando que se trata de uma questão puramente fisiológica, não de uma doença." Mas, se mesmo assim a crise vem, que medidas tomar? "Fazer massagens circulares na barriguinha e aquecê-la com bolsa térmica ou flexionar e estender as perninhas, fazendo bicicleta, ajuda", recomenda. "O contato pele com pele também tem efeito relaxante e calmante", orienta Ruy Pupo. "A mãe ou o pai devem deixar o bebê só de fralda e colocá-lo em contato com o corpo deles." Remédios, apenas com recomendação médica.
7. Chás e funchicória realmente funcionam?

Há pediatras que admitem o uso desses recursos, outros que não recomendam, portanto converse com o seu antes de decidir. "Não há comprovação da eficácia, mas em alguns casos parecem trazer alívio", diz Lílian Sadeck. Se a criança mama no peito, o chá, de camomila ou erva-doce, deve ser oferecido na colherzinha e nunca na mamadeira, para não interferir na amamentação. A quantidade também deve ser pequena. "Algo com cerca de 10 mililitros", aconselha a médica.
8. É verdade que enrolar o bebê em um cueiro ajuda a aliviar as cólicas?

O método das nossas avós de enrolar o bebê em um cueiro como maneira de acalmá-lo voltou à moda. A técnica pode até ajudar, por fazer com que ele se sinta mais protegido - afinal, simula o ambiente "apertadinho", porém familiar, do útero nos últimos dois meses da gravidez. Mas o colo da mãe pode ter o mesmo efeito de aconchego e segurança, sem restringir tanto os movimentos do pequeno.
9. Bebê que não arrota depois de mamar terá mais cólica em seguida? 

Se o bebê engolir ar durante a mamada e não arrotar, pode haver formação de gases e, conseqüentemente, cólicas. Mas não significa que ele deva arrotar sempre que mama - não é regra que em toda mamada ele engula ar, principalmente se a pega do seio for correta, com a boca do bebê cobrindo a maior parte da aréola e o lábio inferior virado para baixo, formando um beicinho. Se a criança se alimenta com mamadeira, mantenha o bico sempre cheio de leite.
10. Durante a crise de cólica, algumas mães tentam amamentar para acalmar o bebê. É correto dar de mamar nessa hora?

Sugar tem efeito calmante e pode ajudar, sim. Mas, se ele mamou faz pouco tempo, costuma não ser uma alternativa adequada. "Nessa situação, o seio não terá mais tanto leite e há risco de a criança engolir ar, formando gases. Consegue-se, assim, o efeito contrário: aumentar bastante a cólica", explica Lílian Sadeck.

Novos itens para o seu chá de bebê

Novidades práticas fazem sucesso com as mães modernas

 
      Depois que se passam os primeiros seis meses, tempo em que o bebê foi exclusivamente amamentado, é chegada a hora de dar a ele as primeiras comidinhas. O momento pode deixar algumas mães aflitas, sem saber por onde começar e o que fazer para quebrar a dificuldade ou o estranhamento inicial do bebê. Mas, com amor, paciência e alguns acessórios ultramodernos, as primeiras refeições podem ser fáceis e prazerosas para todos.

      Pratinho, copinho e colheres – São itens fundamentais, que a mamãe pode ganhar no chá de bebê. Coloridos, têm sempre formatos atraentes, e os pratos encantam com desenhos e cores. Já os copinhos são anatômicos, para o bebê segurar, e as colheres, especiais para sua delicada boquinha. É importante que sejam usados apenas por seu bebê.

     Saquinhos para frutas – A novidade vem dos Estados Unidos e é muito interessante. Um saquinho colorido, todo furado com um segurador para o bebê. A mamãe coloca a fruta dentro do saquinho e deixa o bebê, sozinho, segurar e levar à boca. Assim, ele prova o caldinho e o sabor das frutas, experimentando, brincando e descobrindo. Algumas lojas no Brasil já estão importando o produto. Vale procurar, pois é divertido e muito saudável. (Para encontrar o produto, pesquise no google com a palavra "alimentador infantil". Há opções com preços de R$ 70 a R$ 25)


      Babadores de babar – Os babadores são essenciais para que se evite manchar ou molhar a roupa. De plástico, de tecido e até bordados, as opções são variadas. Há modelos com um prático "depósito" para pedaços de comida na extremidade, evitando que caiam no chão ou no colo da criança. Alguns são tão lindos que dá pena de sujar! O ideal é ter pelo menos meia dúzia. Para facilitar a vida, escolha os que vão à máquina de lavar.

      Sujeira, seja bem-vinda – A "sujeira" feita pela criança que está começando a comer pode ser um pouco incômoda para os adultos, mas é muito importante para o desenvolvimento do paladar e do apetite infantil. Tocando os alimentos ou tentando enfiar a colher no prato, o bebê está se familiarizando com a comida, conhecendo as texturas, reconhecendo os sabores. Por isso, é ótimo deixar que ele pegue com as próprias mãos as frutas mais fáceis, como a banana. Use e abuse dos acessórios que deixem a mesa mais alegre e permita que seu filho experimente, assim as refeições serão mais felizes!

5 tipos de listas para o seu Chá de Bebê


Você é uma mulher ... prática, econômica, moderna, antenada ou detalhista? Saiba que conforme seu estilo, você pode escolher o modelo de sua lista de chá de bebê. Veja as opções abaixo:

Confira os 5 tipos de listas para o seu Chá de Bebê
  1. Mãe prática e econômica
  2. Mãe que dará a luz no inverno
  3. Mãe moderna
  4. Mãe que dará a luz no verão
  5. Mãe bem detalhista

Lista 1 - Mãe prática e econômica


Itens para deixar seu filho bem limpinho, cheiroso e protegido
  • 1 Banheira de plástico
  • 3 Barras de sabonete neutro
  • 1 Saboneteira
  • 2 Xampus
  • 1 Escova e pente para cabelo
  • 2 Toalhas com capuz

Para ter a mão no quarto do bebê

  • 1 Trocador impermeável
  • 2 Potes de lenços umedecidos, com 100 folhas, cada
  • 1 Garrafa térmica para guardar a água quente (o que será útil na limpeza do bebê)
  • 2 Potes de talco
  • 3 Caixas de hastes flexíveis de algodão (cotonetes)
  • 1 Kit manicure para bebê Tesourinha x Trim. Veja como escolher
  • 1 Pacote de algodão
  • 1 Kit de potes com cesta para guardar o algodão e os cotonetes
  • 2 Cremes para evitar assaduras (Opte por opções com óleo de amêndoas)
  • Fraldas: De 10 a 15 pacotes de fraldas descartáveis R/N ou P. Use a nossa calculadora de fraldas para saber a quantidade de fraldas que seu filho irá usar em uma semana e até em um mês.

Itens para deixar seu filho lindo e bem vestido

  • 3 Calças
  • 2 Cueiros
  • 1 Manta de lã
  • 3 Macacões de manga comprida
  • 4 Bodys de manga comprida
  • 4 Bodys de manga curta
  • 4 Calças tipo mijão
  • 2 Babadores
  • 3 Fraldas de pano
  • 4 Fraldas de boca
  • 2 Toucas de lã
  • 2 Pares de luva
  • 6 Pares de meia
  • 2 Pares de sapatinhos de lã ou linha

Ele vai usar a partir dos seis meses

  • 1 Mamadeira para água
  • 2 Mamadeiras para leite
  • 1 Mamadeira para suco
  • 1 Kit de escovas de limpeza de mamadeiras
  • 1 Porta-mamadeira
  • 1 Pinça de pegar mamadeira esterilizada
  • 1 Pratinho para papinha, com talheres

Parece frescura, mas é útil

  • 1 Bolsa térmica (você poderá usá-la para fazer compressa na barriga do bebê nos dias em que ele sentir cólicas.)
  • 1 Termômetro comum
  • 1 Frasco de álcool 70% (Será usado para a limpeza do umbigo, durante as primeiras trocas de fralda logo ao banho.)
  • 1 Baby Balde
  • 1 Sling 

Lista 2 - Para a mãe que dará a luz no inverno


Itens para deixar seu filho bem limpinho, cheiroso e protegido

  • 1 Banheira
  • 1 Termômetro para a água do banho
  • 3 Barras de sabonete neutro
  • 1 Saboneteira
  • 2 Xampus
  • 1 Escova e pente para cabelo
  • 4 Toalhas com capuz

Itens para deixar seu filho lindo e bem vestido

  • 5 Calças
  • 4 Cueiros
  • 2 Mantas de lã ou de piquê
  • 2 Cobertores de lã antialérgica
  • 5 Macacões de manga comprida
  • 4 Bodys de manga comprida
  • 3 Casaquinhos de lã
  • 2 Bodys de manga curta
  • 4 Calças tipo culote ou mijão
  • 2 Babadores
  • 4 Fraldas de pano
  • 4 Fraldas de boca
  • 4 Toucas de lã
  • 3 Pares de luva
  • 7 Pares de meia
  • 5 Pares de sapatinhos de lã ou linha

Para ter a mão no quarto do bebê

  • 1 Bolsa térmica (Você poderá usá-la para fazer compressa na barriga do bebê nos dias em que ele sentir cólicas ou para deixar o berço do bebê sempre quentinho.)
  • 1 Trocador de fraldas impermeável
  • 4 Potes de lenços umedecidos com 100 ou 60 folhas
  • 1 Garrafa térmica (Ela servirá para guardar a água quente, útil na limpeza do bebê.)
  • 2 Potes de Talco
  • 1 Frasco de álcool 70% (Para limpeza do umbigo, durante as primeiras trocas de fralda logo ao banho.)
  • 3 Caixas de hastes flexíveis de algodão (cotonetes)
  • 1 Kit manicure para bebê (Tesourinha, cortador e lixa de unha). Tesourinha x Trim, saiba como escolher.
  • 1 Pacote de algodão
  • 1 Kit de potes (Servirá para guardar o algodão e os cotonetes e os outros itens de limpeza.)
  • 2 Cremes para evitar assaduras (Opte por opções com óleo de amêndoas).
  • Fraldas: De 15 a 20 pacotes de fraldas descartáveis R/N ou P. Use a nossa calculadora de fraldas para saber a quantidade de fraldas que seu filho irá usar em semanas ou meses.
  • 1 aquecedor de ambiente

Ele vai usar a partir dos seis meses

  • 1 Mamadeira para água
  • 2 Mamadeiras para leite
  • 1 Mamadeira para suco
  • 1 Kit de escovas de limpeza de mamadeiras
  • 1 Porta-mamadeira
  • 1 Pinça de pegar mamadeira esterilizada
  • 1 Pratinho para papinha com talheres de aço inox ou de plástico 


Lista 3 - Para a mãe moderna


Itens para deixar seu filho bem limpinho, cheiroso e protegido

  • 1 Banheira
  • 1 Termômetro para a água do banho
  • 1 Esponja macia para dar banho no bebê
  • 1 Baby balde (Veja como dar banho de ofurô no bebê).
  • 3 Barras de sabonete neutro
  • 2 Tubos de sabonete líquido para dar banhos relaxantes
  • 1 Óleo de bebê para fazer massagens
  • 1 Creme para hidratar o bebê (Leia Como Hidratar a Pele de seu Bebê).
  • 1 Saboneteira
  • 2 Xampus
  • 1 conjunto de escova e pente infantil
  • 3 Toalhas com capuz

Itens para deixar seu filho lindo e bem vestido

  • 5 Calças
  • 4 Cueiros
  • 2 Mantas de lã
  • 1 Cobertor de lã antialérgica
  • 5 Macacões de manga comprida
  • 4 Bodys de manga comprida de algodão orgânico
  • 2 Bodys de manga curta de algodão orgânico
  • 4 Calças tipo culote ou mijão 100% algodão (normal ou orgânico)
  • 2 Babadores
  • 4 Fraldas de pano
  • 4 Fraldas de boca
  • 4 Toucas de lã
  • 3 Pares de luva
  • 7 Pares de meia
  • 5 Pares de sapatinhos de lã ou linha

Para ter a mão no quarto do bebê

  • 1 Bolsa térmica (Você poderá usá-la para fazer compressa na barriga do bebê nos dias em que ele sentir cólicas ou para deixar o berço do bebê sempre quentinho.)
  • 1 Trocador impermeável
  • 4 Potes de lenços umedecidos com 100 ou 60 folhas, cada
  • 1 Garrafa térmica (Servirá para guardar a água quente, útil na limpeza do bebê.)
  • 2 Potes de talco
  • 1 Frasco de álcool 70% (Para limpeza do umbigo, durante as primeiras trocas de fralda logo ao banho.)
  • 3 Caixas de hastes flexíveis de algodão (cotonetes)
  • 1 Kit manicure para bebê (Tesourinha, cortador e lixa de unha). Tesourinha x Trim, sabia como escolher
  • 1 Pacote de algodão
  • 1 Kit de potes com cesta (Servirá para guardar o algodão e os cotonetes e os outros itens de limpeza.)
  • 2 Cremes para evitar assaduras (Opte por opções com óleo de amêndoas).
  • Fraldas: De 15 a 20 pacotes de fraldas descartáveis R/N ou P. Use a nossa calculadora de fraldas para saber a quantidade de fraldas que seu filho irá usar em uma semana e até em um mês.
  • 1 Chupeta
  • 1 Prendedor de chupeta
  • 1 Massageador de gengiva (Acessório feito de silicone, para massagear a gengiva do bebê.)
  • 1 Mordedor

Para as horas das mamadas

  • 1 Almofada para amamentar (Peça em formato especial para a mãe usar durante a amamentação, proporcionando uma posição mais cômoda a ela e ao bebê.)
  • 1 Concha para seios (De silicone, serve para corrigir os bicos que estejam invertidos e aceleram a cicatrização de bicos rachados.
  • 1 Par de protetores para seios (De silicone, protege o bico do seio da saliva do bebê, evitando rachaduras.)
  • 1 Tira leite (Aparelho que pode ser manual ou elétrico, servindo para retirar o excesso de leite e armazená-lo.)

Mimos descolados


Ele vai usar a partir dos seis meses

  • 1 Mamadeira para água
  • 1 Mamadeira para leite
  • 1 Mamadeira para suco
  • 1 Kit de escovas de limpeza de mamadeiras
  • 1 Porta-mamadeira
  • 1 Pinça de pegar mamadeira
  • 1 Pratinho para papinha com talheres de aço inox

Lista 4 - Para a mãe prática que dará a luz no verão


Itens para deixar seu filho bem limpinho, cheiroso e protegido


Itens para deixar seu filho lindo e bem vestido

  • 3 Calças
  • 3 Cueiros (Tecido de flanela que serve para enrolar a criança.)
  • 5 Bodys de manga curta
  • 2 Macacões de manga comprida
  • 2 Bodys de manga comprida
  • 4 Calças tipo culote ou mijão
  • 2 Babadores
  • 4 Fraldas de pano
  • 4 Fraldas de boca
  • 3 Pares de meia
  • 2 Pares de sapatinhos de lã ou linha

Para ter a mão no quarto do bebê

  • 1 Bolsa térmica (Você poderá usá-la para fazer compressa na barriga do bebê nos dias em que ele sentir cólicas.)
  • 1 Trocador impermeável
  • 4 Potes de lenços umedecidos grandes
  • 1 Garrafa térmica (Ela servirá para guardar a água quente, útil na limpeza do bebê.)
  • 2 Potes de Talco
  • 1 Frasco de álcool 70% (Para limpeza do umbigo, durante as primeiras trocas de fralda logo ao banho.)
  • 3 Caixas de hastes flexíveis de algodão (cotonetes)
  • 1 Kit manicure para bebê (tesourinha, cortador e lixa de unha). Tesourinha x Trim, saiba como escolher.
  • 1 Pacote de algodão
  • 1 Kit de potes com cesta (Servirá para guardar o algodão e os cotonetes e os outros itens de limpeza.)
  • 2 Cremes para evitar assaduras (Opte por opções com óleo de amêndoas).
  • Fraldas: De 15 a 20 pacotes de fraldas descartáveis R/N ou P. Use a nossa calculadora de fraldas para saber a quantidade de fraldas que seu filho irá usar em uma semana e até em um mês.
  • 1 aquecedor de ambiente elétrico

Ele vai usar a partir dos seis meses

  • 1 Mamadeira para água
  • 1 Mamadeira para leite
  • 1 Mamadeira para suco
  • 1 Kit de escovas de limpeza de mamadeiras
  • 1 Porta-mamadeira
  • 1 Pinça de pegar mamadeira
  • 1 Pratinho para papinha 

Lista 5 - Para uma mãe bem detalhista


Itens para deixar seu filho bem limpinho, cheiroso e protegido

  • 1 Banheira
  • 1 Termômetro para a água do banho
  • 1 Baby balde (Veja como dar banho de ofurô no bebê).
  • 3 Barras de sabonete neutro
  • 1 Saboneteira
  • 1 Esponja macia para o banho do bebê
  • 2 Xampus
  • 1 Escova e pente para cabelo
  • 3 Toalhas com capuz
  • 1 Lavanda
  • 1 Aspirador nasal (Serve para limpar o nariz do bebê)

Itens para deixar seu filho lindo e bem vestido

  • 2 casaquinhos de lã
  • 2 casaquinhos de linha
  • 6 conjuntos pagão (com camiseta regata, um casaquinho e uma calça de malha.)
  • 3 cueiros (manta de flanela que serve para enrolar a criança.)
  • 5 Calças
  • 3 Culote (Calça de malha com elástico na cintura, que pode ou não ter pezinho.)
  • 2 Mantas de lã
  • 1 Cobertor de lã antialérgica
  • 5 Macacão de manga comprida
  • 4 Bodys de manga comprida
  • 2 Bodys de manga curta
  • 4 Calças tipo culote ou mijão
  • 2 Babadores
  • 4 Fraldas de pano
  • 4 Fraldas de boca
  • 4 Toucas de lã
  • 3 Pares de luva
  • 7 Pares de meia
  • 5 Pares de sapatinhos de lã ou linha
  • 2 Pares de joelheira (vão servir para seu filho engatinhar pela casa)
  • 6 Macacões
  • 1 Saída de maternidade (Conjunto composto por um macacão e uma manta.)
  • 2 Vira-mantas (Peça de algodão usada atrás do pescoço da criança para evitar que ela tenha contato com outros tecidos, evitando alguma alergia.)

Para ter a mão no quarto do bebê

  • 1 Trocador impermeável
  • 4 Potes de lenços umedecidos grandes
  • 1 Garrafa térmica (Ele servirá para guardar a água quente, útil na limpeza do bebê)
  • 2 Potes de talco
  • 1 Frasco de álcool 70% (Para limpeza do umbigo, durante as primeiras trocas de fralda logo ao banho)
  • 3 Caixas de hastes flexíveis de algodão (cotonetes)
  • 1 Kit manicure para bebê (tesourinha, cortador e lixa de unha). Tesourinha x Trim, saiba como escolher.
  • 1 Pacote de algodão
  • 1 Bolsa térmica (Você poderá usá-la para fazer compressa na barriga do bebê nos dias em que ele sentir cólicas ou para deixar o berço do bebê sempre quentinho.)
  • 1 Kit de potes com cesta (Servirá para guardar o algodão e os cotonetes e os outros itens de limpeza)
  • 2 Cremes para evitar assaduras (Opte por opções com óleo de amêndoas).
  • Fraldas: De 15 a 20 pacotes de fraldas descartáveis R/N ou P. Use a nossa calculadora de fraldas para saber a quantidade de fraldas que seu filho irá usar em uma semana e até em um mês.
  • 1 Aquecedor de ambiente
  • 4 Jogos de lençóis de algodão para o carrinho e a cama do bebê.
  • Brinquedinhos próprios para bebê, como mordedor, chocalho e mobile
  • 1 Esterilizador de ar (Para evitar ácaros no quarto. Antes do uso, consulte o pediatra.)
  • 1 Vaporizador (Para deixar o ar da casa fresquinho nos períodos de tempo seco. Antes do uso, consulte o pediatra.)
  • 1 Aquecedor (Para deixar o quarto quentinho nos dias de frio. Antes do uso, consulte o pediatra.)
  • 1 Mosquiteiro
  • 1 Posicionador para dormir (Protege a criança e a mantém na mesma posição evitando que role no berço durante a noite.)
  • 1 Protetor de colchão
  • 2 Travesseiros anti-sufocantes

Ele vai usar a partir dos seis meses

  • 2 Mamadeira para água
  • 1 Aquecedor de mamadeiras
  • 3 Mamadeira para leite
  • 4 Bicos de mamadeira
  • 2 Mamadeira para suco
  • 1 Kit de escovas de limpeza de mamadeiras
  • 2 Porta-mamadeira térmicos
  • 1 Pinça higiênica (Pinça plástica para pegar os itens já esterilizados.)
  • 2 Pratinhos para papinha, com talheres
  • 1 Conjunto de coador e funil
  • 1 Escorredor para mamadeiras

Acessórios

  • 2 Chupetas
  • 2 Prendedores de chupeta
  • 1 massageador de gengiva (Acessório feito de silicone, para massagear a gengiva do bebê.)
  • 1 Mordedor
  • 1 Concha para seios (Feita de silicone, serve para corrigir os bicos que estejam invertidos e aceleram a cicatrização de bicos rachados.
  • 1 Par de protetores para seios (De silicone, protege o bico do seio da saliva do bebê, evitando rachaduras.)
  • 1 Tira leite (Aparelho que pode ser manual ou elétrico, servindo para retirar o excesso de leite e armazená-lo.)
  • Sling de argolas ou Wrap (carregadores de bebês). Veja como usar.
  • Babá eletrônica (esse equipamento vai ajudar o casal a monitorar o bebê no berço)
  • 1 Cadeirinha de bebê para transporte no carro
  • 2 Bolsas para sair com o bebê (Veja as dicas para sair com o bebê)
  • 1 Almofada para amamentar (Almofada em formato especial para o colo da mãe durante a amamentação, proporcionando uma posição mais cômoda.)
  • 1 Bebê conforto (Tipo de cadeira em formato de concha para transportar o bebê nos primeiros meses.)
  • 2 Capas para carrinho (Protege a criança nos dias de chuva)
  • 1 Carrinho passeio
  • 1 Colchonete para carrinho
  • 1 Moisés (É um cesto para transportar a criança.)
  • 1 Travesseiro para o carrinho

Comes e bebes

Saiba o que servir aos convidados

 
      A escolha do cardápio depende do horário do evento. Se a festa acontecer perto da hora do almoço, uma saída interessante seria servir uma espécie de brunch, refeição que combina o café da manhã (breakfast, em inglês) com o almoço (lunch, em inglês). Um cardápio de brunch inclui quitutes típicos de café da manhã, como pães variados, geleias e frios, e outras comidinhas mais substanciosas. Omeletes, saladas e uma torta salgada são bem-vindas. Para beber, sucos, água, refrigerantes, chás e café. Em geral, os brunchs começam às 10h ou 11h da manhã.

      A maioria dos chás de bebês, no entanto, acontece na parte da tarde. Nesse caso, um lanche leve, sem exageros, mas com um cardápio variado, é o mais indicado. Lembre-se que os convidados provavelmente já terão almoçado, então irão querer apenas petiscar.

    No cardápio, inclua minisanduíches com pães caseiros, torradas com patês variados, canapés, empadinhas e outros salgadinhos. Na hora da sobremesa, um bolo e alguns docinhos. Para beber, água, sucos ou refrigerantes e, fazendo jus ao nome do evento, chá! Prepare uma caixinha com sabores diversos. Se tiver calor, opte pelos mates gelados. Disponha tudo sobre uma mesa. Assim os convidados se servem como quiserem.

     Dependendo do perfil da turma, você pode pedir aos amigos que tragam um prato de doce ou salgado e oferecer as bebidas e parte dos salgados. Combine com eles as quantidades e quem vai trazer o quê, para evitar repetição e pratos. Algumas pessoas não se sentem à vontade com essa opção, uma vez que os convidados já se encarregarão dos presentes. Porém, se o chá de bebê foi organizado por uma amiga e não a grávida, esta pode ser uma boa solução.

Quer guardar boas lembranças da gravidez? Faça um pôster!

Criativo e cheio de emoções, o pôster vem conquistando as gestantes

 
      Ao finalzinho da gestação, as futuras mamães costumam preparar o quartinho, lavar as roupinhas e posar em um ensaio fotográfico para a montagem de um book. O livrinho fica lindo, com vários looks do casal grávido em poses fofas e imagens de todos os ângulos do barrigão. Agora, para quem quer uma opção diferente e muito original, a novidade é fazer um pôster. Ele segue o mesmo princípio do book, com a vantagem de combinar informações e textos.

Nove meses de recordação
      No pôster, o mosaico não será apenas de fotos da grávida. As imagens serão entrecortadas com frases que ela selecionou como marcantes no período (a fome de melancia ou o filme que a fez chorar litros de lágrimas) ou coisas que quer recordar (natação para grávidas, uma viagem maravilhosa ou um presente especial são bons exemplos). Também é possível incluir cliques do quartinho, dos animais de estimação, do chá de bebê e até da família.

      Para a montagem, você pode levar fotos ou chamar o fotógrafo para fazer o registro profissional. Datas marcantes, coisas importantes que aconteceram durante a gravidez (Brasil ganhou a Copa do Mundo ou vocês compraram a casa própria?) também têm seu espaço no pôster, com pequenas anotações, desenhos ou símbolos. Quanto mais crativo, melhor! Assim, o pôster vai se tornando um lindo retrato dos nove meses de doce espera vivenciados pela família. Depois, basta emoldurar e pendurar em um lugar significativo da casa, para ser apreciado quando vierem conhecer o novo morador!

Trocando a fralda do bebê em pé

Fraldas certas para trocar o bebê que não quer parar de brincar

      No começo é fácil, os bebês são molinhos e ficam paradinhos enquanto a mãe, com calma, faz a troca das fraldas. Quando eles começam a se sentar e a se virar de lado, exigem mais atenção, mas ainda assim dá para trocá-los numa boa. O problema começa quando já estão andando, pois algumas crianças não querem mais parar de explorar. A brincadeira está tão boa que não aceitam deitar e esperar a troca da fralda. Muitos, aliás, de tão crescidinhos, já nem cabem no trocador!

      No entanto, as crianças tendem a usar a fralda até os 3 anos de idade, aproximadamente. Então, é preciso criatividade e opções para as trocas nos filhotes maiorzinhos. Pensando nisso, os fabricantes lançaram as fraldas que vestem como uma roupinha. Assim, a mamãe pode auxiliar a criança a levantar os pezinhos e vestir a fralda, sem precisar deitá-la em uma superfície plana. Para a higiene, é legal promover uma brincadeira com o filho, em que ele imita bichos, agachando ou deitando, para facilitar o processo. Assim, brincando você torna divertido e prazeroso esse ritual.

Fortalecendo o amor entre a mãe e o filho .

Com atitudes simples, a mãe transmite mensagens de amor, devoção e proteção ao seu filho

 
      Já na gravidez, as futuras mamães começam a ouvir falar em vínculo, o importante laço emocional que une mãe e filho. Parece complicado, mas é com simples atitudes que a mãe transmite mensagens de amor, devoção e proteção, fazendo com que o bebê se sinta seguro e amado. Veja aqui algumas dicas práticas e fáceis para fortalecer a ligação com seu pequeno.

      Olho no olho: a distância que o bebê recém-nascido enxerga os objetos, de 20 a 30 cm, é justamente a que ele mantém do rosto da mãe quando está no colo. Portanto, fazendo bastante contato visual com seu filho, você estará dando a ele uma visão de mundo. É assim que ele aprenderá a imitar e reproduzir os gestos, os sorrisos e até a fala.

      Pele com pele: os bebês estavam na barriga, ambiente aquecido e confortável, certo? Então nada mais natural do que procurarem essas mesmas condições aqui fora. Por isso, além da amamentação, é preciso também tocar seu bebê, com massagens delicadas usando um creme. Não economize colo e, se puder, faça contato entre a pele da mãe com a pele do bebê. Acredite: é certeiro para acalmar os agitados!

      Sua voz, seu cheiro: com poucas horas de vida, ele já reconhece a voz e diferencia o cheiro do leite da sua mãe de outros. Valorize esses sentidos aguçados, usando pouco ou nenhum perfume, para que ele sinta facilmente o cheiro da mãe e se acalme. E fale com o bebê, vá conversando sempre, explicando o que está fazendo. Principalmente ao se distanciar, continue falando, pois, ouvindo a voz materna, o bebê sabe que não está sozinho. É emocionante observar como, com o tempo, passam a se mover seguindo a voz da mãe.

      O clima do amor: é muito importante que não apenas a mãe, mas todos em casa procurem manter um clima positivo, pois os bebês são muito sensíveis ao aspecto emocional dos adultos ao seu redor. Por isso, não é raro o bebê ficar ansioso e incomodado quando os pais passam por um dia mais difícil e enfrentam estresse. No entanto, quando a família está tranquila, transmite boas sensações, deixando o pequeno naturalmente mais sereno e feliz.

Bebê que descansa de dia dorme melhor à noite. Confira cinco dicas para ele aproveitar melhor essa hora de descanso !!!

Bendito soninho

 
      Algumas vezes, quando o bebê não dorme de dia, as pessoas dizem: "Que bom. Ele vai dormir bem à noite. Está muito cansado". Com adultos, pode até ser assim, mas, com bebês, é exatamente o contrário. Quando exaustos, eles tendem a ficar irritados e com mais dificuldade para dormir. É o chamado efeito vulcânico, uma explosão de cansaço, em que se torna difícil acalmar a criança. Por isso, é fundamental que o bebê tire sonecas durante o dia, pois são elas que o deixam disposto quando acordado.

     Veja aqui cinco dicas de como fazer seu bebê descansar de dia e, consequentemente, ter uma noite melhor. As sonecas devem durar de duas a três horas. Quanto menor o bebê, mais sonecas ele precisa. Um bebê de 4 meses precisa de duas sonecas de pelo menos duas horas e deve dormir o total de 15 horas, somando dia e noite. Assim, ele conseguirá ficar cerca de três horas acordado, entre as sonecas, sem choro ou irritação. Vamos lá:

  1. O grande segredo é criar uma rotina, identificando o quanto de sono seu bebê precisa para ficar bem e o ajudando a pegar o ritmo. Anote durante uma semana como se comporta e, baseado nisso, planeje as sonecas, seguindo as preferências do seu filho.

  2. Se perceber que o bebê está sonolento, pare tudo e vá colocá-lo para dormir. Não deixe passar o "momento mágico", do contrário, ele se agitará novamente e pode perder o sono, arruinando a soneca.

  3. Se o bebê não dormiu bem à noite, as sonecas podem ajudá-lo a recuperar o sono, no entanto, o contrário não acontece. Se ele não tirou sonecas, a noite pode se tornar ainda mais difícil, com mãe e bebê cansados.

  4. Tente organizar a rotina para que as sonecas aconteçam pela manhã e, no máximo, no meio da tarde. Evite que sejam feitas ao final do dia, perto da hora de dormir, para preservar o descanso da noite.

  5. Silêncio, calmaria e conforto. Os bebês querem o mesmo que os adultos na hora de dormir. Tudo bem deixar as cortinas parcialmente abertas para que ele perceba que é dia, mas nada de agitação. Deixe seu pequeno descansar o quanto precisa e terá um bebê mais feliz.

 

Passo a passo

Convite para o chá de fraldas

 

Você vai precisar de:







  • Canetas coloridas
  • Tesoura sem ponta
  • Alfinetes para fraldas
  • Feltro branco
  • Cartolina colorida (voce pode usar o dueto rosa ou azul, dependendo do sexo do bebê)




 


 Corte o feltro branco em formato quadrado. Os lados devem ter aproximadamente 25 cm.




Dobre o feltro cortado ao meio. 







Dobre novamente ao meio. Ele deve ficar igual mostra a foto.






Puxe uma das pontas do feltro para a lateral inversa - como se estivesse desfazendo a primeira camada do quadrado. A fralda vai ficar com um lado quadrado e o outro com um triângulo. 







Vire a fralda e dobre a parte quadrada ao meio, formando um retângulo.






Corte a cartolina colorida em pequenos retângulos (6x4cm)






Com as canetas coloridas, escreva a mensagem que desejar no convite. Não se esqueça de colocar a data, o horário e o endereço do chá, ok?




Ou você pode fazer este modelo...