quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Pré-Eclâmpsia na Gravidez


pré-eclâmpsia

Pré Eclâmpsia na gravidez, consiste na subida da pressão arterial nas últimas semanas da gravidez, geralmente a partir da 20ª semana. Ao contrário da pressão alta normal, a pré-eclâmpsia também afeta outros órgãos do corpo, como os rins e a placenta.
Os sintomas da pré-eclâmpsia  são dor de cabeça persistentes, dores nas costelas, visão embaçada, vômitos, inchaço nos pés e mãos, convulsões, aumento fora do normal do peso corpóreo e proteinúria, isto é, perda de proteína pela urina. O perigo esta na eclâmpsia que coloca mãe e bebê em risco.
diagnóstico da pré-eclâmpsia na gravidez é realizado com base nos sintomas da paciente, nos níveis elevados da pressão arterial, na história clínica, e nos resultados de exames laboratoriais de sangue e de urina. Por isso, em todas as consultas, o obstetra deve controlar a pressão, fazendo sua medição.
Caso a pré-eclâmpsia aparecer próximo à data do parto, o obstetra recomendará a antecipação do nascimento. Ao contrário, se surgir quando o bebê ainda é prematuro, é recomendável o descanso no hospital, para que o bebê se forme por completo.
Na Pré-eclâmpsia leve a pressão arterial fica entre 140/90 mmHg e 159/109 mmHg, e não existe sintomas neurológicos.Enquanto que na Pré-eclâmpsia severa a pressão arterial é maior ou igual a 160/110 mmHg, e há sintomas neurológicos.

Causas da pré-eclâmpsia

Fatores de riscos: primeira gestação, espaço de dez anos entre duas gestações, gravidez após os 40 anos, obesidade, problemas do sistema circulatório, hipertensão, lúpus, diabetes, gravidez de gêmeos ou mais e histórico familiar.

Tratamento para pré-eclâmpsia

Para pré-eclâmpsia leve, o tratamento consiste em ficar em repouso, de preferência deitada na posição do lado direito, acreditam que com essa posição haverá uma melhor circulação sanguínea para o útero e rins. Se o médico achar necessário ele indicará um anti-hipertensivos. E no mais é aguardar um parto natural até 40 semanas.
Enquanto que na pré-eclâmpsia grave, a gestante deverá ficar internada no hospital para um controle mais rigoroso. Só é indicado a interrupção da gravidez, quando ocorre sofrimento fetal ou iminência de eclâmpsia ou para salvar a vida da mulher.
Perigos: Se a pré-eclâmpsia não for tratada precocemente, pode prejudicar a gestação e trazer riscos de morte tanto para mãe quanto para o bebê, a pré-eclâmpsia pode impedir a circulação sanguínea para a placenta.

Insuficiência Cervical: Contrações


Insuficiência Cervical Contrações

Vamos entender primeiro como funciona o colo do útero, ele liga o útero com a vagina. Se a mulher não esta grávida, o canal cervical é a passagem da menstruação e do esperma. Para proteger o útero contra infecção, na gravidez, forma-se um tampão mucoso que fecha essa abertura. Ele permanece fechado até as últimas semanas, só dilata e amolece para dar passagem ao bebê.
Insuficiência Cervical, ocorre quando o colo do útero se dilata sem que haja contrações, o que pode acarretar um aborto espontâneo até o sexto mês de gestação. O colo do útero normalmente fica fechado durante a gravidez, exceto por uma pequena abertura, alojando o bebê com segurança. Quando ocorre insuficiência cervicaL o colo afina e se abre mais que o normal, provocando risco de aborto.
Se a dilatação ocorre no 3º trimestre, o obstetra tem a opção de indicar injeções de corticosteróides para ajudar que os pulmões do bebê amadureça mais depressa. Para a mãe repouso absoluto, deitada, para evitar pressão pelo peso da criança.
Em alguns casos, a alternativa a esse problema é o monitoramento semanal por meio de ultra-som vaginal. O médico poderá, também, recomendar a cerclagem: espécie de ponto para fechar a abertura, deve ser feita entre 13 e 16 semanas, antes que as alterações no colo do útero sejam muito aparentes.

Aborto espontâneo: tratamento


Aborto espontâneo tratamento

O aborto espontâneo acontece por diversas causas, e afeta uma parcela considerável das mulheres: cerca de 20%. A boa notícia é que já é possível detectar o problema durante a gestação, por meio de exames, e realizar o tratamento específico para evitá-lo.
Malformações do útero e problemas imunológicos, estão entre as causas mais comuns dos abortos de repetição. Um primeiro tipo de problema imunológico é a aloimunidade. “O embrião precisa ter características diferentes do organismo materno para poder se desenvolver normalmente. Se for muito parecido com a mãe, quando pai e mãe são muito semelhantes em tecidos, não haverá desenvolvimento adequado da gravidez.
É o Cross Match o exameque detecta a compatibilidade dos tecidos da mãe e do pai. Após realizado, é escolhido um dos tratamentos para prevenir um próximo aborto. Um deles é a vacina feita do sangue do pai e introduzida de forma subcutânea no organismo da mãe, com duas a rrês aplicações.
Outro tratamento para evitar aborto  é feito por meio da introdução de anticorpos, que induzem a uma resposta imunológica adequada para o desenvolvimento fetal. O medicamento é aplicado no soro, uma vez ao mês desde o início até o sétimo mês de gestação.
Outra causa imunológica dos abortos de repetição é a auto-imunidade. É quando o organismo da mãe identifica o bebê como um corpo estranho e produz anticorpos ruins contra a placenta: as chamadas Natural Killers, ou células assassinas. O tratamento é realizado com medicamentos que inibem a ação desses anticorpos.
Já o aborto tardio acontece por volta do segundo trimestre, no quarto ou quinto mês de gestação. A principal causa, é a incompetência do colo do útero, que se abre antes do tempo, provocando o nascimento do bebê. O problema pode ser detectado em um exame de ultra-som (com a medida do colo do útero), e o tratamento consiste de cerclagem, procedimento realizado para fechar o colo do útero, que, literalmente, é amarrado, para que o bebê não escape e a gravidez se complete.
Portanto, com acompanhamento adequado, as chances de evitar o aborto são imensas – e o sonho de ter um bebê também.

Pé Torto Congênito em Criança: Causas e Tratamento.


pé torto em criança
Em cada mil recém-nascidos, um nasce com a deformidade do Pé Torto Congênito (PTC). O pezinho torto esta ligado a má-formação dos ossos, ligamentos e tendões, sendo que em alguns casos, ele tem ligação com outras formações congênitas (que vêm desde o nascimento) associado a alguma síndrome. Ocorre mais em meninos do que em meninas. Além da diferença entre o sexos, 50% dos casos de Pé Torto Congênito acontecem em só uma das pernas do bebê.
Ainda não se sabe com precisão a causa o PTC ( Pé Torto Congênito), mas acredita-se que seja genética. Tem também o Pé torto postural, ocasionado pela má postura que o bebê fica dentro do útero materno, mas esse muitas vezes regride espontâneamente . Existe também a forma neurogênica, associada com uma manifestação chamada mielomeningocele, uma má-formação da coluna vertebral.

Tratamento do Pé Torto

É realizado com talas de gesso, colocadas dos pés à virilha por um período de dois meses. Sendo que o gesso é trocado semanalmente, para que a correção seja progressiva. Após retirar o gesso, uma nova etapa começa, o uso de um calçado especial, que nos primeiros meses são usado durante 23h do dia e após esse período, somente à noite por 2 a 4 anos.
tratamento pé torto em criança
É importante que o tratamento se inicie o mais cedo possível, pois o sucesso do tratamento depende da idade do paciente e da rigidez dos pés.
O tratamento não-cirúrgico tem, aproximadamente 90% de ser bem sucedido quando bem executado pelo médico e seguido à risca pelos pais. Se houver um progresso parcial ou mesmo recidivas, as cirurgias são indicadas. Nas crianças mais velhas por ter uma rigidez maior, necessitarão de correção óssea, alongamentos dos tendões e músculos com contraturas.
As conseqüências, caso o pezinho não seja corrigido são: dor, deformidade progressiva, dificuldade para andar e calçar sapatos. Por isso é preciso aderir ao tratamento o mais cedo possível, só assim haverá grandes chances de eliminar a deformidade e o passinhos da criança vai ser corrigido a tempo.

Exercícos que estímulam os bebês


A grande diferença, está no empenho dos pais em tornar estas atividades em estímulos para melhorar o desempenho do filho. Fiquem atentos aos progressos do pequeno e incentive-os as novas aquisições com o passar dos meses.
1 – Procure fazer os exercícios, sempre nos mesmos horários e com aumento de intensidade à medida que o bêbe se desenvolva.
2 – Escolha atividades que sejam prazerosas para o bebê e realize-as todas com alegria e muito carinho.
3 – Essas atividades precisam ser renovadas a cada dia para não cansar. Varie os movimentos, as brincadeiras e ofereça objetos estimulantes e coloridos. A rotina dificulta qualquer aprendizado.
4 – Nada de exageros. Não precisa forçar o bebê para ele ser um superdotado. Procure fazer exercícios dentro de sua faixa etária e vá estimulando aos poucos.
5 – Siga sempre a orientação do pediatra e pergunte quais os exercícios mais recomendados para o seu filho.
6 – Não faça comparações com outras crianças ou irmãos. Cada bebê tem o seu desenvolvimento próprio e etapas a serem vencidas.
7 – Use sempre palavras positivas e estimulantes com o bebê. Não fique chateada se ele não conseguiu na primeira vez. A persistência aumenta os resultados.
8 – Ajude o aprendizado do seu filho mantendo no lar um clima de alegria, movimentos de novidades. Isso ajuda a estimular os sentidos do bebê em todos os momentos do dia.
O melhor jeito de ajudar o bebê em seu desenvolvimento motor, social, emocional é através da companhia dos pais. E brincando então, é a melhor opção.

Vacinação em bebês prematuros: Calendário


Hoje temos um número grande de parto prematuro, devido a inúmeras causas. O que é necessário é ficar atentos aos cuidados com os prematuros, e  observar o Calendário de vacinação para bebês prematuros.

Os prematuros devem ter proteção contra várias doenças: pneumonia, gripe, coqueluche e vírus sincicial respiratório tomando a vacina (VSR). Esses vírus ou essas doenças são mais prejudiciais em bebês prematuro e devem ser prevenidas.
vacinação em bebês prematuros
A vacinação muitas vezes por falta de informação era adiada, mas isso não se faz necessário, independente se o bebê prematuro estiver internado ou com o peso minímo, ele pode receber a vacina, principalmente por serem mais vuneráveis as doenças.
bebê prematuro pode ser imunizado ainda na unidade de terapia neonatal respeitando a sua idade cronológica. Porém ele deve estar estável, ganhando peso, a restrição é não estar apresentando disturbios e patologias graves.
A reação da vacina é semelhante a de bebês não prematuros, pode apresentar um mau-estar e febre depende da vacina e da resposta do organismo da criança.
observação: Evitar o uso de vírus vivo: rotavírus, pólio oral. Contra o rotavírus administrar após a sexta semana de vida.
O ideal é que os pais e as pessoas que cuidam do prenaturo tomem as vacinas contra influenza e a vacina tríplice acelular adulto, para evitar a transmissão da Bordetella pertussis ao RN.
Quanto a vacina BCG  aguardar o bebê prematuro atingir 2.000 g para vacinar.

Livros para bebês


livros para bebês

A partir dos seis meses de idade,  a criança, caso seja incentivada,  poderá começar a mostrar  interesse por livros. Os livros para bebês  geralmente são cheios de ilustrações grandes e coloridas. Em livrarias encontraremos facilmente publicações tipo álbum, apenas com desenhos de frutas ou de animais, que costumam fazer um grande sucesso entre os pimpolhos.
São as primeiras sementes para plantar no filhote, o prazer de ler. É uma excelente maneira de ensiná-lo a pronunciar o nomes das coisas , conforme for mostrando as imagens das páginas diga-lhes do que se trata. E, à medida que vão crescendo, eles começam a se interessar também por livros com dobras, daqueles que as figuras parecem que estão saltando ( chamados pop-ups).
Temos ainda, os livros de panos e os de plásticos para ler durante o banho do bebê. O importante, é dar inicio ao sabor da leitura. Os livros são fantásticos, nos transportam para lugares que não conhecemos, sentimentos que ainda não provamos, idealizações, respostas, questionamentos, enfim, um verdadeiro apanhado de lição de vida que vêm desde bem cedinho com o incentivo da leitura.

Natação para Bebês: benefícios e o melhor momento


A adaptação do bebê ao meio líquido já vem desde da gestação. A criança no primeiro ano de vida tem um processo de maturação e desenvolvimento bastante acelerado. Até a idade de 5 anos cerca de 90% do cérebro da criança estará preparada para o futuro e a natação para bebês vai auxíliar e estímular essa fase.
A natação vai acrescentar ao seu bebê um desenvolvimento físico, social e psicológico, além de deixá-lo mais calminho, ele vai dormir melhor, o apetite tende a melhorar, como também ajuda na memória, e na prevenção de doenças respiratórias.

Natação para Bebês

O ideal para colocar seu bebê na natação é 6 meses de idade, devido aos primeiros meses ele ter mais necessidades fisiológicas (amamenta, dorme bastante e também tem cólicas).
Aulas de natação para criança geralmente são realizadas para cada faixa de idade, com músicas, brinquedos em e.v.a coloridos para chamar a atenção dela e motivá-la a ficar dentro da água. Outro ponto importante a participação dos pais nas aulas, são eles que passam confiança e segurança ao bebê.
natação para bebê pode ser realizada o ano todo, mas no inverno deve-se ter alguns cuidados, a piscina tem que estar a uma temperatura entre 33º e 34º e o vestiário ser climatizado, para não haver choque térmico. Secar bem o cabelinho e cobrir a cabeçinha antes de sair do local de natação, e em qualquer época do ano tomar cuidado com o ouvido da criança.
Outro fator que atrapalha a criança a fazer natação são os processos alérgicos, geralmente as dermatite atópicas, devido a bactéria e cloro existente na água, nesse caso é bom dar um tempo.
Antes de matricular seu bebê em uma escola de natação, certifique com o pediatra da criança se ela esta liberada a fazer essa atividade. E outro ponto importante vá a natação com o bebê nos horários em que ele esteja mais disposto (sem estar com sono) e fome.

Melhor modelo de banheira para bebê


Quando uma mulher fica grávida é um momento de muita alegria. Alegria essa, tão grande quanto à preocupação de muitos detalhes que devem observados e preparados para chegada do bebê. São horas preparando o quarto, o enxoval, entre muitas outras coisas que cercam esse momento.
Incluída nessa grande preparação esta a escolha da uma boa “Banheira para bebês”. Afinal de contas a hora do “banho do bebê”  é sem dúvida alguma, um dos momentos mais gostosos entre a mãe e seu filho, pois é um dos momentos em que há uma maior aproximação da mãe e seu bebê. Descrito por muitas mamães como é um dos momentos mais gostosos do dia, além da amamentação.
São muitas as opções de modelos de banheiras para bebês  e faixas de preços oferecidas em diversaslojas de departamentos ou de produtos específicos para bebês. O que dificulta e aumenta ainda mais a escolha da banheira ideal. Pois bem, três características principais devem ser levadas em conta na hora de escolher: a banheira deve ser segura, funcional e prática.

Modelos de banheiras para bebês

Entre os modelos mais comuns encontramos:
banheira com trocador
• Banheira com Trocador: Possui suporte com travas, tampo trocador acolchoado, saboneteira com porta toalha, mangueira para escoamento da água. Um modelo excelente, pois  permite que seque e troque o bebê no mesmo ambiente do banho. É só deixar a toalha posicionada no trocador, tirar o bebê da banheira, abaixar o tampo e já acomodar o bebê encima da toalha;
banheira com suporte
• Banheira com Suporte: proporciona  uma posição confortável na hora do banho, muitos modelos vêm com mangueira para escoamento da água. É prática,para levar  ao seu quarto ou quarto do bebê assim poderá trocá-lo também no mesmo local.
banheira plástico
• Banheira Comum: Geralmente feitas de plástico ou silicone, são as mais utilizadas. Algumas possuem o assento anatômico. Muitos a apoiam na cômoda ou mesa para dar banho numa posição confortável. Desvantagem: A maioria dos modelos não tem mangueira para saída da água após o banho.
banheira Tummy Tub
• Banheira Tummy Tub: É uma banheira terapêutica, tipo ofurô de plástico. O material é transparente para facilitar a visualização do bebê, não tem arestas cortantes e sua base é antiderrapante. Dá aos bebês tranquilidade e relaxamento durante os banhos. Devido à posição dos bebês, este tipo de banheira reduz até as cólicas. Indicada de RN a 06 meses de vida;
banheira inflável
• Banheira Inflável: Muito útil para levar em viagem. São coloridas tornando o banho divertido e seguro. Possui uma superfície com textura especial que diminui o risco de escorregões;
banheira anatômica dobrável
• Banheira Anatômica Dobrável:  útil para quem não tem espaço para acomodar a banheira. É revestida de uma espuma anti- mofo que dá apoio para o bebê  não escorregar; é compacta e dobrável podendo ficar dentro do guarda-roupa.
As opções são muitas, mas a mamãe também deve lembrar-se de evitar transportar o bebê para outros cômodos logo após o banho, evitando a “troca de temperatura” que pode ser prejudicial ao bebê, conhecimento como choque térmico. Manter tudo a mão nessa hora é muito importante. Agora é só se dedicar a esse momento tão especial.

Os 10 melhores cachorros para crianças


Todos sabem que os cães se dão muito bem com qualquer pessoa, e tendem a adorar as brincadeiras dos mais pequenos. Quase toda semana vemos um filme na televisão sobre esse relacionamento. Mas mesmo com tanta afinidade, as vezes os pais não sabem qual raça escolher, afinal, qual é a melhor raça de cachorro para crianças, e por quê?

Não existe uma resposta definitiva para isso, pois todo cachorro tem potencial para se tornar um grande amigo e adorador dos pequenos. Outro ponto difícil de prever é a personalidade que o cão terá, pois há muitos fatores que influenciam no comportamento canino ao longo do seu crescimento. Sendo assim, algumas raças se tornam mais difíceis na hora de manter esse relacionamento.

Por outro lado, há algumas raças que possuem as características ideais para o começo de um relacionamento harmonioso. Por isso é bom ter certas coisas em mente antes de escolher um cão. Devemos saber que treinamento e obediência são essenciais para manter essa harmonia entre eles e as crianças.

É necessário que o cachorro seja treinado desde filhote para isso. Tenha em mente que alguém terá que fazer esse treinamento, se a desculpa for que não há tempo para isso, é melhor abandonar essa ideia de ter um cão para conviver com a família. Listei aqui 10 raças que facilitam essa convivência devido suas personalidades. Veremos:

Bulldog

Bulldog é um cachorro que se adapta muito bem a vida no lar. Ele pode viver muito bem tanto numa casa com grande espaço, como pode também ser um ótimo cão para apartamento. Ele é dócil, leal e companheiro, e dificilmente você verá ele descontando toda sua energia em destruição. É um cão excelente para uma família pois além de se dar muito bem com as pequenos, também adora conviver com outros cachorros.

criança

Beagle

Além de ser um ótimo cão de caça, é um excelente companheiro para a família. É necessário que faça exercícios regularmente, pois o Beagle é um cão que possui muita energia. Se não se exercitar com regularidade, ele tende a ficar destruidor. Sempre estará disposto à fazer qualquer coisa, principalmente brincadeiras agitadas. Convive muito bem com outros cachorros, sempre correndo e brincando muito.
brincalhão

Bull Terrier

É um animal muito dócil, que pode conviver muito bem com todo mundo. A raça se tornou uma ótima companhia, mesmo que seja rotulada injustamente como perigosa. Ele é um cão forte e aguenta as brincadeiras mais infantis dos menores, aquelas que ainda não sabem a maneira correta para tratar um cachorro. O Bull Terrier adora brincar, e pode até exigir isso em excesso.
para os filhos

Collie

A raça que imortalizou a cachorra "Lassie" pode ser tudo que você procurava para fazer companhia para sua família. Eles se adequam muito bem a vida em um lar, adora brincar com as crianças e adoram agradar seus donos. É educado e obediente, característica que o Collie traz em seus genes, por ter sido treinado para ser um cão pastor. Também são muito usados como cão de guarda, o que o tornou um cão muito protetor. Essa dedicação poderá ser muito bem aplicada à seus filhos.

pequenos

Terra Nova

Esse cão bondoso, gentil e protetor, adora crianças e cuida muito bem delas. Ele protege os pequenos como se fossem da sua própria espécie. Por ser uma raça de grande porte muito ativa, o Terra Nova precisa se exercitar bastante, por isso uma casa com um amplo espaço seria o ideal para ele. A simpatia desse cão conquistará a todos, e não só as crianças.

melhores raças

Braco Húngaro

A raça mais desconhecida da lista é uma ótima companhia para família, devido sua boa energia. É ótimo se você procura um cão para brincar com filhos um pouco maiores. Necessita de muitos exercícios para que não desenvolva desvios de comportamento. O Braco Húngaro é inteligente e aprende rápido, o que torna muito mais fácil de adaptá-lo às regras da sua casa.

crianças

Setter Irlandês

Esse cão simplesmente adora ficar rodeado por todos, principalmente para brincar. Isso já da uma ideia de quão ideal é essa raça para esse objetivo. Mantendo o grande nível de exercícios necessários, o Setter Irlandês se tornará um membro adorável da sua família. O ideal é possuir um grande espaço, como um jardim, para que o Setter possa se exercitar todos os dias.

animal

Poodle

Uma raça amada por uns e odiada por outros, sem dúvidas. Para alguns, o Poodle é um cão excelente para viver cercado de crianças. Amável, vai distribuir muito carinho a todos. Dedicado e protetor, o Poodle já ganhou a segunda posição no ranking de cachorros mais inteligentes do mundo. Sua capacidade de aprender rápido facilita na hora de educá-o. Mas atenção, segundo leitores do Dicas do Cão, a raça pode ser uma escolha nem tão boa assim (leia a opinião de alguns donos de Poodle nos comentários).

cão recomendado

Labrador Retriever

Uma das raças mais adequadas para esses fins, pelo simples fato de qualquer um da família adorá-lo. E além disso, ele é divertido, carinhoso, adorável, tranquilo... enfim, junta todas as qualidades que procuramos em um cão para ser companheiro da família. É quase impossível que essa raça demonstre qualquer sinal de raiva ou agressividade. O belo Labrador Retriever possui uma personalidade que o torna o cão excelente para educar seus filhos.

criança

Golden Retriever

O topo do ranking está ocupado por uma raça que soma todas as melhores qualidades de um "cão-babá": inteligencia, lealdade, docilidade, obediência, disciplina. Outra vantagem do Golden Retriever é que ele não necessita de tantos exercícios como os demais cães para crianças dessa lista. É ótimo quando nenhum membro da família possui um tempo disponível diariamente para levá-lo para passear. O cão possui um porte médio, não tão grande quanto o Labrador, mais uma vantagem que lhe rendeu a primeira colocação. E você, conhece outra raça ótima para crianças? Compartilhe nos comentários, e conte-nos a sua experiência!

melhores raças


Obs: Todos os comentários são moderados. Não serão publicados mais comentários anônimos, por favor, se identifique. Esteja ciente de que leu todo o texto antes de comentar, e não se apresse em fazer críticas que não contribuam para o conteúdo e entendimento dos leitores do blog. Qualquer comentário ofensivo, que agrida a equipe Dicas do Cão ou outro leitor, não serão publicados de forma alguma, você estará perdendo seu tempo.