quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Dicas para o cuidado com o bebê

Primeiros Cuidados com o bebê

Depois da chegada do nenê, as mudanças e as alegres descobertas continuam transformando cada dia em momentos inesquecíveis de sua vida. Psicologicamente podemos dividir a gravidez em 4 trimestres, três de gestação e um de adaptação da mãe, pai e bebê. Fique tranqüila, pois o cuidado e atenção são fundamentais para dar mais segurança ao bebê. E rapidinho você vai ver que tem muito mais habilidade nos cuidados com ele do que imaginava. Esta intensa relação contribui para a construção do vínculo dos pais com o bebê.

Troca de fraldas


É importante trocar a fralda sempre que estiver molhada ou suja para evitar assaduras e manter seu nenê sempre confortável.
Veja algumas dicas práticas para fazer da troca de fraldas um momento
tranqüilo e prazeroso para você e para o bebê:
seta-verde Prepare todo o material antes de iniciar a troca, cheque tudo
o que vai precisar e lave bem as mãos;
seta-verde Aproveite esse momento de intimidade para conversar com o seu bebê dizendo a
ele o que será feito, ou cantar, transmitindo confiança e carinho;
seta-verde Escolha uma fralda de boa qualidade e preferencialmente
sem perfume, para evitar possíveis alergias;
seta-verde Limpe a pele em movimento único, de cima para baixo (ou de frente para trás), para evitar a contaminação da uretra com resíduo de fezes. Use água morna e algodão, limpando bem as dobrinhas do bebê;
seta-verde Na hora de enxugar, utilize uma toalha macia e faça movimentos delicados, sem esfregar a pele do bebê. Assim, ele fica sequinho, evitando possíveis assaduras. Prefira produtos de fácil aplicação e remoção, mais suaves para a pele sensível do bebê;
seta-verde Aproveite as trocas de fraldas para olhar atentamente a pele do seu bebê. Pomadas que formam uma camada protetora e transparente auxiliam no acompanhamento visual da saúde da pele, recomenda-se o uso de uma pomada antiassaduras hipoalergênica (que não possua perfume, corantes e conservantes);
seta-verde A fralda deve ficar ajustada na cintura do bebê com uma folga de 1 dedo, assim
ele fica sequinho e confortável por mais tempo;
seta-verde Antes de colocar a roupa no bebê, não se esqueça de higienizar as mãos. Para ser mais prático e não deixar o seu bebê sozinho você pode utilizar álcool em gel.

A hora do banho




No banho o mais importante é a segurança e o prazer do bebê e da mãe! Não existe uma "receita" feita para este momento ou uma técnica mais ou menos indicada. Algumas dicas para esses primeiros banhos facilitam bastante o processo.
seta-vermelha O melhor horário é aquele que se adapta a rotina da casa, escolha um período em que você possa dedicar-se somente ao banho, sendo recomendável dar o banho sempre no mesmo horário, para criar, aos poucos, uma rotina na vida do bebê;
seta-vermelha Prepare o banho: organize todos os materiais necessários (sabonete neutro, hastes flexíveis de algodão, algodão, toalha, escova macia, pomada antiassaduras, fralda e as roupas do bebê na seqüência em que será vestida) e lembre-se de prender o cabelo e de retirar pulseiras, relógio e anéis para evitar machucar a pele do bebê, que é muito delicada;
seta-vermelha O ambiente deve ter temperatura estável, sem corrente de ar;
seta-vermelha O banho pode começar pelo rosto, lavando somente com água e, a seguir,
a cabeça e o resto do corpo com sabonete neutro;
seta-vermelha Lave o coto umbilical e ao redor com sabonete neutro durante o banho. Seque muito bem após o banho, preferencialmente com uma toalha absorvente, com cuidado e suavidade. Recomenda-se fazer o curativo do coto umbilical e sua base de acordo com as orientações do hospital ou do pediatra;
seta-vermelha Quando terminar o banho, não esqueça de fazer a higiene da banheira.

Amamentação


A amamentação é um processo de aprendizado entre mãe e bebê nos primeiros dias de vida. Existem diferentes orientações e condutas referentes à amamentação e o mais importante é seguir a orientação do seu médico, pediatra ou profissional capacitado no atendimento à amamentação. É recomendado a amamentação exclusiva por 6 meses e, após esse período deve-se introduzir, paralelamente, novos alimentos. Se for necessário optar por outra forma de alimentar seu bebê, procure conhecer as vantagens e desvantagens de cada opção para sentir-se segura.
O importante é que você e o bebê estejam saudáveis e sintam-se bem e felizes.
seta-verde Você e seu bebê precisam de conforto e tranqüilidade nesse momento. Procure uma posição confortável. Seja qual for a posição escolhida, o bebê deve ficar encostado em seu corpo e a cabeça apoiada em seu braço, para levá-lo facilmente ao seio. Cuidado: o corpo do bebê não pode ficar na posição horizontal, pois favorece o aparecimento de dor e fissuras;
seta-verde O bebê tem de estar calmo e em alerta;
seta-verde Depois de escolher a melhor posição, faça um "C" unindo os dedos de uma das suas mãos e o inverta. O polegar deve ficar na porção superior da mama e os outros dedos unidos, na porção inferior. A boca do bebê deve estar alinhada ao mamilo;
seta-verde Espere o bebê abrir bem a boca e leve-o na direção da mama;
seta-verde Espere o bebê sugar algumas vezes e solte a mão que apoiava a mama;
seta-verde O bebê precisa abocanhar a maior parte da aréola. Na pega correta, os lábios devem estar voltados para fora como uma "boca de peixe". Os músculos da face precisam realizar o movimento de ordenha;
seta-verde O bebê deve mamar em livre demanda, ou seja, sempre que quiser. No início é recomendado amamentar o bebê de 8 a 10x/24h. Eles mamam cerca de quinze a vinte minutos em cada seio, mas a duração da mamada varia de bebê para bebê.
Além das trocas de fraldas, do banho e da amamentação, outros cuidados fazem parte da rotina de higiene do bebê. Veja mais algumas dicas abaixo.


Orelhas

 Assim como os adultos, os bebês produzem placas de cera que são defesas naturais do organismo. As hastes de algodão foram desenvolvidas para secar a parte externa da orelha. Nunca insira a haste de algodão no ouvido para evitar riscos de lesões internas. Para manter as orelhas do bebê limpas, aproveite à hora do banho para higienizar a parte de trás e, após o banho, seque bem a parte externa com a toalha macia.

Mãos e Unhas




Mantenha as mãos do bebê sempre limpas, pois constantemente vão à boca. Sempre que forem molhadas, seque bem entre os dedos para evitar possíveis rachaduras nesse tecido sensível. As unhas devem estar sempre limpas e curtas, evitando arranhões. Nos primeiros dias, por serem bem molinhas, você pode somente lixá-las, e conforme forem adquirindo mais firmeza, podem ser cortadas com tesoura sem ponta.

Veja o que levar na mala do bebê e na sua.

Rumo a Maternidade.

     É uma delícia escolher as roupinhas, objetos e utensílios que vão acompanhar seu bebê desde o nascimento e aproveitar as compras para se dar uns presentinhos também. Mas é só chegar à loja para ficar confusa: são tantas opções que é difícil saber por onde começar e do que você realmente precisa, no meio de tantos macacões e brinquedinhos fofos.


 
     Aproveite as roupinhas de amigas que já foram mamães
     No caso das roupas, é bom saber: por menores que pareçam, elas provavelmente ficarão sobrando nos primeiros dias e então deixarão de servir depois de um mês ou dois. Bebês crescem em uma velocidade surpreendente, e não é raro que aquelas roupinhas lindas sejam usadas uma única vez. Então, antes de entupir seu armário com sapatinhos, é bom saber o que é realmente necessário para não gastar à toa. 
     Outra consideração a fazer é o clima na época e lugar onde o bebê vai nascer e passar seus primeiros meses. Se houver frio ou muita chuva (e, portanto, for difícil de secar a roupa), seu enxoval terá que ser mais generoso para compensar o varal cheio.  
     Lembre-se de que o guarda-roupa do baby deve priorizar o conforto é por isso que os simples conjuntos de pagão são mais importantes do quevestidinhos de renda bordada. Escolha de preferência roupas de tecidos macios e naturais, como o algodão, de poucas costuras, fáceis de lavar e com fechos de pressão ou velcro. Tecidos sintéticos, lã e zíperes em contato direto com a pele podem causar irritações. 


 
     Prepare uma mala de maternidade para você e outra para o bebê
     E já que a lista não é pequena, que tal reunir as amigas para um chá de bebê? Prepare um lanche e chame as pessoas queridas para celebrar a gravidez e reunir presentinhos úteis. Depois, não se esqueça de lavar as roupas com sabão de coco ou detergentes e amaciantes próprios para bebês, para evitar alergias. Aproveite para eliminar fios soltos, etiquetas e bordados sem forro, que podem irritar a pele sensível do bebê ou causar coceiras.

O que levar para a maternidade

São duas malas: uma para mãe, outra para o bebê. Se o parto é normal e tudo transcorrer bem, vocês serão liberados em um dia. No caso de cesárea, são em média três dias de internação. Veja o que levar: 


Na sua mala:

3 camisolas com abertura fácil para o peito
5 calcinhas com cintura alta
1 muda de roupa para quando você sair do hospital
Nécessaire com sabonete, xampu, escova de dente, creme dental, maquiagem etc.
Suplemento extra de absorventes
1 par de chinelos ou pantufas
Protetores de seio
1 robe
3 sutiãs de amamentação
Seus documentos e do acompanhante, incluindo seus exames, receitas de remédio, telefone do médico e carteira de convênio.
Enfeite de porta, lembrancinhas, máquina fotográfica, filmadora etc.  

Na mala do bebê:

2 casaquinhos
3 conjuntinhos de pagão
Fraldas descartáveis, lenços de limpeza, pomada para assaduras etc.
6 fraldas ou toalhinhas de boca
Escova para cabelo
3 macacões compridos
2 mantas
3 pares de meias
Touca 

Umbigo

Como Limpar o umbiguinho do seu BEBE.

     O cordão umbilical já cortado e pinçado no parto exige alguns cuidados especiais.
É muito importante mantê-lo higienizado corretamente para evitar infecções.
Veja como cuidar do cordão umbilical até ele cair, o que pode acontecer a partir do quarto dia ou demorar até um mês. 




Você precisa de. 

  • Compressas de gaze esterelizadas quantidade necessaria

  • Alcool a  70% quantidade mecessaria

     

     

    Passo a Passo


    1

    Aproveite as trocas de fralda cuidar do cordão umbilical.

    2

    Observe se a região está avermelhada, se há secreções ou inchação, porque esses sinais indicam infecção.

    3

    Molhe bem uma compressa de gaze com álcool e passe no coto e também na base do umbigo.

    4

    Não use soluções iodadas nem produtos de perfumaria como talco ou mercurocromo, cuja absorção pode produzir intoxicação.

    5

    Seque com cuidado a região com outra compressa de gaze. Para que o tecido se desprenda ele deve permanecer seco e higienizado.

    6

    Cubra o cordão com outra gaze e depois troque a fralda.

    7

    Não retire a pinça do cordão. O cordão umbilical tem três vasos sanguíneos e a pinça evita sangramentos.

    8

    Nunca puxe o cordão mesmo se estiver quase solto; você deve deixar que ele caia espontaneamente.

    9

    Depois que o cordão cair, continue com os cuidados o local estar completamente cicatrizado.

    10

    Em alguns casos, quando o cordão cai há um pequeno sangramento que estanca naturalmente.

    Importante

    • Se você notar qualquer sinal de infecção consulte imediatamente o pediatra.

     

Lista

Chá de Bebê Lista Completa

     O chá de bebê é um momento único e provavelmente o mais especial na vida de qualquer mulher, por isso, nós daremos a você uma lista de chá de bebê completa para que você não fique perdida na hora de planejar algo tão marcante e inesquecível na vida de uma família.




     É neste dia que todos irão ver o barrigão, dar apoio moral para a nova mamãe e ainda comemorar a chegada do bebê. Portanto, se você já está entre o sexto e oitavo mês de gestação, é a época certa para realizar o chá para chamar as amigas e a família (na realidade, essa é a primeira lista que você irá fazer antes de qualquer outra coisa, ou seja, a lista das pessoas que serão convidadas, e quanto mais completa for a lista de chá de bebê melhor será para a gestante e seu bebê). A grande novidade dos últimos anos, é que agora o chá de bebê pode ser acompanhando também pelo papai do bebê, ou seja, ele também pode convidar os amigos para essa comemoração e o nome do chá de bebê passa a ser CháBar. Existem algumas grávidas que não gostam das brincadeiras feitas durante a festa e isso pode ser facilmente resolvido, agitando a reunião com músicas, diversos tipos de comida e muita conversa. O chá de bebê tem a finalidade de ajudar a futura mamãe a se equipar para esse início cheio de despesas e transtornos, e principalmente ajudá-la emocionalmente nessa fase que será além de muito emocionante, conturbada, mesmo que não seja seu primeiro filho.
Para o chá de bebê, é dispensada qualquer formalidade, mas se você  quiser optar pela distribuição de convite, o ideal é entregá-los com uma ou duas semanas de antecedência.
Para facilitar a vida das pessoas que trabalham, o ideal é que o chá de bebê seja realizado em um final de semana e claro,sempre na parte da tarde. No dia você poderá servir salgadinhos, bolo, sorvete, refrigerante, suco, doces e tudo mais que a sua imaginação puder permitir.

Confira abaixo a nossa lista de Chá de Bebê completa feita especialmente para você:



- Álcool 70%
- Algodão de Bolinhas
- Babador
- Calça enxuta
- Calça sem pé de malha
- Mijão
- Camisa pagão de malha
- Chupeta
- Conjunto de 3 mamadeiras incluindo um chuquinha
- Cobertor
- Colcha
- Cortador d unha
- Cotonetes
- Creme para assaduras
- Escova e pente de cabelo
- Fraldas de pano
- Gorro de lã
- Lençol de berço
- Fronha para travesseiro
- Lenço umedecido
- Lixeira
- Luvinhas de malha
- Macacão s/ manga
- Macacão manga comprida
- Macacão manga curta
- Manta
- Meias
- Mordedor
- Pratinho de comida
- Sabonete Neutro
- Saboneteira
- Sapatinhos
- Termômetro para água
- Termômetro comum
- Toalha de banho
- Toalha de fralda
- Travesseiro
- Fralda descartável
- Shampoo e Condicionador
- Sugador nasal
- Rinossoro

OBS: Você tambem pode fazer somente CHÁ DE FRALDAS, pois e o item mais utilizado enquanto bebe.


Não se esqueça que é essencial conversar com o futuro pediatra de seu filho antes de usar esses itens.

Bolo de Fralda - Passo a Passo

1.     Forme o topo do bolo de fraldas. Enrole uma fralda, começando pelo lado “aberto”. Passe um elástico pela fralda para que esta não se desenrole. Isto formará o centro da camada. Outra opção é usar uma mamadeira no lugar

2.     Enrole e prenda mais sete fraldas. Em seguida, passe um elástico para prender todas juntas.






3.      Para a camada do meio, repita o processo descrito acima. Porém, você preparará cerca de quinze fraldas desta vez. Para prendê-las, use um elástico maior.






4.     Para fazer a base, repita o processo descrito anteriormente. Porém, você preparará cerca de trinta fraldas desta vez. Use um elástico ainda maior para prendê-las.




5.      Uma vez que você já sabe quão grande seu bolo ficará, prepare a base dele. Corte um pedaço resistente de papelão em forma de círculo.




6.      Coloque a camada maior do bolo sobre a base de papelão. Ou então, use uma bandeja decorativa de plástico. Ou até mesmo uma forma de pizza comprada numa loja de um e noventa e nove.




7.     Retire uma fralda ou duas e substitua por um presente. Esconda uma surpresa no meio de cada camada, como um vale-compras, uma boneca, cremes ou roupas para bebê.




8.     Com os presentes já posicionados corretamente, junte as camadas e monte o bolo.




9.     Prenda as camadas unindo-as cuidadosamente com um ou dois palitos de madeira. Comece colocando os palitos na camada base. Em seguida, coloque a camada do meio por cima da base, tomando cuidado para passar o palito entre as fraldas, e não através delas. Faça o mesmo com a camada final.




10.     Amarre uma fita ao redor de cada camada para cobrir os elásticos




11.     Para finalizar (e ajudar no transporte), você pode embrulhar o bolo de fraldas com celofane ou tela. Amarre o topo com um laço ou coloque um animalzinho de pelúcia junto ao laço para ser a "cereja" do bolo.





Fica a dica do dia!