terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Passo a Passo Da Gravidez

Gravidez semana a semana - Até à 6ª semana

Óvulo e espermatozóidesCinco a sete dias após o espermatozoide fertilizar o óvulo, este passa a designar-se por ovo e dirige-se ao útero, lá se ligando (implantação). O ovo começa então a crescer, duplicando de tamanho a cada dia que passa. Nesta fase do desenvolvimento o bebê é chamado de embrião.
Pouco tempo depois da implantação, começa a formar-se a placenta e o cordão umbilical. Estes fornecem alimento e oxigénio para o bebê, e retiram dele o que não é necessário. O embrião encontra-se dentro de um saco cheio de fluido, chamado saco amniótico, o qual serve para o proteger das agressões exteriores.
Na semana seguinte, o bebê já tem a espinal medula formada e, alguns dias mais tarde, já estarão formados alguns ossos da coluna vertebral. Os nervos começam a desenvolver-se e, até ao fim da 6ª semana de gestação, o bebê terá cabeça e tronco.
Nas duas semanas seguintes, dar-se-á início à formação do tubo neuronal, do qual se forma o cérebro e a medula, do coração, do aparelho digestivo, das orelhas e olhos, e dos braços e pernas.
O coração começará a bater 5 a 6 semanas após o último período menstrual; no entanto, é impossível ouvi-lo, mas os batimentos já se veem bem na ecografia.
Até ao fim da 6ª semana, o bebê terá um tamanho aproximado ao de um grão de arroz! (cerca de 5mm de comprimento).
Durante estas semanas, a grávida precisa de ingerir mais vitaminas e sais minerais. Legumes frescos, peixe, carne, ovos, queijo, produtos lácteos, nozes e leguminosas devem tornar-se, agora, mais do que nunca, parte do seu plano alimentar.
È normal que comece a sentir os primeiros enjoos matinais, devido às alterações hormonais. Os paladares e cheiros também se vão alterar.


Gravidez semana a semana - Da 7ª à 8ª semana

imagens de ecografias e teste de gravidezDá-se o crescimento do fígado e do estômago; as saliências dos braços dividem-se nos segmentos que vão dar origem aos ombros, pulsos e palmas das mãos.
O cérebro já funciona, sendo responsável pelo trabalhar do coração e movimento dos músculos e pela recepção dos nutrientes e do oxigénio.
O cordão umbilical já é mais comprido e desenvolvem-se os músculos dos olhos e o olfacto. As células responsáveis pelo órgão sexual deslocam-se da bolsa amniótica para o embrião.
Resumindo, nesta fase, são formados todos os sistemas e órgãos principais do corpo mesmo que não completamente.
No fim do 2º mês de gestação, já passa a ser chamado de feto e parece-se com um minúsculo bebê; tem agora aproximadamente 11 mm.
Este mês é especialmente importante para o correto desenvolvimento do feto: a ingestão de drogas, álcool, medicamentos não adequados ou interações externas, tais como cigarro, poluição, pesticidas ou outras podem provocar malformações congénitas!
O coração da grávida tem de bombear mais sangue de modo a fornecer ao feto tudo aquilo de que precisa. A frequência da respiração também se encontra aumentada, de modo a fornecer o oxigénio necessário. È por isso normal que se sinta ligeiramente cansada e com alguma falta de ar.
Os seios tornam-se maiores e os mamilos tornam-se mais escuros. Começa a haver retenção de líquidos, o que torna o rosto mais cheio. Os enjoos matinais ainda continuam, assim como a sensibilidade do peito.


Gravidez semana a semana - Da 9ª à 12ª semana

barriga de mulherO bebê começa a ter os seus primeiros movimentos involuntários, devido à ligação do cérebro ao sistema muscular. Estes movimentos não são notados pela mãe pois ele ainda é muito pequeno.
Já é possível distinguir os lábios, as narinas e os lóbulos das orelhas, assim como a forma da face e a sua cor. Os olhos, já com uma forte pigmentação, encontram-se em posição lateral na cabeça, mas vão-se centrando cada vez mais. Em comparação com o resto do corpo, a cabeça é muito grande.
Os braços estão sob a barriga e as pernas estão esticadas e cruzadas. Os joelhos, os cotovelos, os ombros e o crânio já se encontram todos formados, de modo que o embrião está menos curvado. No fim da 9ª semana, o embrião mede cerca de 26mm.
Por volta da 10ª semana, todos os seus órgãos já estão no sítio certo e em contacto uns com os outros.
As pálpebras cobrem agora os olhos. Já consegue pestanejar e abrir a boca, apesar de manter os olhos fechados.
Na 11ª semana a pele torna-se mais grossa e, nas mãos e nos pés aparecem as primeiras unhas. Se for menino, na ecografia já se pode ver um pénis. O feto já tem mais ou menos 4 cm!
No fim do 3º mês, os batimentos cardíacos são mais constantes (120 a 160x/min). O rosto torna-se mais humano, pois os olhos já se encontram centrados e as orelhas no sítio certo. Aparecem os primeiros dentes e a tiroide começa a produzir as hormonas. Se for menina, já se torna evidente na ecografia. Mede agora cerca de 5 a 8cm.

A mãe pode continuar a apresentar sintomas tais como cansaço, sonolência, vontade de urinar com frequência, náuseas, vómitos e salivação excessiva, prisão de ventre, azia e dificuldade de digestão, assim como repulsa ou desejo por determinados alimentos.

As gengivas da grávida podem sangrar, devido às alterações hormonais. Aumenta a sensibilidade auditiva e do tacto, além de alterações no paladar e no olfacto.
Os seios podem segregar um líquido amarelado (colostro), o que é perfeitamente normal. Os lábios vaginais podem apresentar-se inchados.
A grávida começa a ter mais fome, por isso é necessário tomar atenção ao que se come de modo a não engordar mais do que deve. Podem surgir tonturas além de poder estar mais irritável: Tente relaxar. As caminhadas ao ar livre tendem a minimizar estes efeitos.


Gravidez semana a semana - Da 13ª à 16ª semana

grávida com comidaDá-se a maturação dos órgãos do feto, de modo a poderem desempenhar as suas funções. O cérebro do feto cresce sem parar.
O rosto já está totalmente delineado mas os olhos continuam fechados. Já se apercebe das alterações de luz.
O feto brinca agora com o cordão umbilical e engole o líquido amniótico, voltando a eliminá-lo pelos rins. É capaz de franzir a testa, de fazer caretas e até de chupar no polegar!
 Até à 16ª semana, o crescimento do feto é rápido, começando este a esticar-se cada vez mais. Na polpa dos seus dedinhos das mãos, veem-se as estrias que darão origem às impressões digitais. Nesta altura, ele já começa a dar-se conta dos sons que o rodeiam.
Neste momento é possível, com clareza, ver o sexo do bebê na ecografia. Este pesa agora mais ou menos 80g e mede 10cm.
Na grávida, o aumento de peso é agora mais evidente. A nível físico, notará as ancas mais redondas e as calças mais apertadas, pois a barriga e os seios não param de crescer!
A futura mãe deverá comer devagar e mastigar bem os alimentos, pois agora a sua digestão está mais lenta.
É preciso ter atenção ao peso: Se aumentou demasiado (mais de 500g por semana), será melhor falar com o médico que a acompanha, pois poderá ser indicativo de algum problema (diabetes gestacional, pré-eclampsia ou gestose).
Começa a aparecer a chamada linha nigra, que não é mais que uma linha escura na barriga, que vai do estômago à região púbica. Esta desaparece após o nascimento.
È importante que a grávida ingera vitamina B12, presente em todos os alimentos ricos em ferro, pois contribui para a formação de glóbulos vermelhos, e assim evita uma possível anemia.
A vontade de urinar é agora mais frequente.
Para evitar caibras, é fundamental não ficar sentada por longos períodos de tempo. Se sentir as pernas inchadas, a grávida deverá coloca-las ao alto.
A esta altura, o corpo já está habituado às alterações hormonais e, por isso, já não se sente tão cansado. Os enjoos diminuíram ou até passaram.
Este é o momento ideal para começar a praticar exercício físico como, por ex., a hidroginástica. No meio aquático, o risco de lesões é menor e será mais fácil exercitar-se, ao mesmo tempo que poderá aliviar tensões acumuladas. Andar a pé também é aconselhado. Se possível, ande descalça, num areal ou relvado, de modo a produzir um efeito de massagem nos seus pés. Ao caminhar ao ar livre, também se expõem aos raios solares, de modo a contribuir para a produção de vitamina D no seu organismo, garantindo uma boa absorção de cálcio e, consequentemente, dentes e ossos mais fortes e saudáveis para o filho e para a mãe. Mas não deve abusar dessa exposição: use sempre protetor solar e não se exponha nas horas de maior incidência dos raios solares (das 11H até às 16h).


Gravidez semana a semana - Da 17ª à 20ª semana

grávida com imagens de ecografiaO ritmo de crescimento da cabeça do bebê é agora mais lento. O feto e a placenta possuem o mesmo tamanho. Este começa a ganhar camadas de gordura que são importantes para a regulação térmica do seu corpo. Durante as próximas 4 semanas, o peso do feto aumentará cerca de 6 vezes! Não é só a mamã que engorda…
A coluna vertebral, o tórax e os ombros ligam-se entre si. Nos fetos do sexo feminino já se formaram os ovários.
O bebê começa a treinar os reflexos de sucção e deglutição de modo a estar preparado para a sua primeira refeição, à nascença. As papilas gustativas também se formam, de modo a que esta refeição lhe seja agradável. Apesar do feto já apresentar alguma atividade, ainda passa a maior parte do tempo a dormir.
A placenta continua-se a desenvolver, sendo responsável pelo fornecimento de oxigénio e nutrientes, assim como pela eliminação de resíduos.
O cordão umbilical tornou-se o brinquedo preferido do bebê: ele agarra-o, puxa-o e, por vezes leva-o à boca.
Além do corpo do bebê estar coberto de lanugem (pelos finos e macios), também se encontra revestido por uma substância gordurosa chamada Vermix, que serve para proteger a pele (impede que seque devido à presença do líquido amniótico)
Na grávida, o fundo do útero já se encontra perto do umbigo, o que torna o seu abdómen mais arredondado. É necessário hidratar bem a pele, principalmente da barriga e dos seios para evitar estrias. Para compensar o aumento do volume da cavidade abdominal, a coluna vertebral tende a projetar-se para trás enquanto a barriga se projeta para a frente, podendo provocar algum desconforto Nesta altura, também poderá começar a sentir dificuldades em respirar, devido à pressão que começa a exercer-se na cavidade pulmonar.
Agora, é necessário que a grávida ganhe peso para o correto desenvolvimento do bebê. Terá que ingerir cerca de 300 calorias extra por dia, o que equivale mais ou menos a um pequeno lanche. Lembre-se que não deve comer por dois!
Os intestinos podem começar a dar sinal de mau funcionamento, tendendo a ficar obstipada com frequência.
É preciso ter atenção que a pele da grávida tem agora uma maior pigmentação, tendendo a manchar mais facilmente. È necessário usar uma proteção solar segura, mesmo em dias nublados.
È comum as mulheres grávidas terem a sensação de estarem sempre constipadas; isto deve-se ao aumento da mucosa do nariz, devido à forte circulação sanguínea. As unhas começam agora a ressentir-se, tornando-se mais quebradiças.
Se se encostar o ouvido à barriga da mãe, já se consegue ouvir os batimentos cardíacos. Entre a 18ª e 20ª semana já é possível sentir o bebê, através de vibrações leves ou sensação de borbulhar na barriga, que frequentemente não é identificado pela mãe com tal.
No final da 20ª semana de gravidez, os seios já aumentaram consideravelmente de volume e as dores nas costas também! Está na hora de usar uma cinta de apoio para a barriga.


Gravidez semana a semana - Da 21ª à 24ª semana

grávida e fita métricaO bebê já tem as primeiras pestanas! Encontra-se agora bem protegido do exterior e à temperatura perfeita.
Nesta fase, o cérebro do bebê desenvolve-se rapidamente e assim continuará até aos cinco anos. Por isso, a grávida deverá alimentar-se corretamente, garantindo um fornecimento adequado de nutrientes, especificamente de ómega 3.
O sistema límbico está em desenvolvimento, sendo ele o responsável pelas emoções do bebê. È normal que, durante esta fase, a mãe também tenha frequentes alterações de humor.
A audição está mais apurada de modo que sons fortes poderão assusta-lo. È a altura ideal para começar a falar com ele, pois ouve tudo e reconhece perfeitamente a voz da mãe. Falar com o bebê fortalece o vínculo materno. O pai pode e deve participar desta conversa. E se já escolheu o nome para o bebê, então comece a usá-lo!
O espaço no útero começa a ficar menor, de modo que a mãe notará mais os seus movimentos. Se esta colocar a mão sobre a barriga, ele sentirá o seu calor e mover-se-á em direção a ela.
O bebê começa a soluçar; isto serve de treino para o aparelho respiratório (o líquido amniótico entra nos pulmões e é logo expelido na expiração).
O bebê já consegue abrir bem os olhos. Os ossos tornam-se mais fortes de modo a poder sentar-se na barriga da mãe. Também já tem cabelo, apesar de curto e branco.
 Na grávida começam os problemas de azia, pois a progesterona leva a um relaxamento da válvula estomacal, além da pressão que o bebê exerce sobre os intestinos.
È normal que haja um aumento do corrimento vaginal, devido às alterações hormonais. Ter em atenção que se este se apresentar com alguma coloração ou cheiro estranho, deverá ser comunicado de imediato ao médico.
Muitas grávidas sofrem de caibras, principalmente durante o sono. Este problema é facilmente resolvido ou aliviado com um suplemento em magnésio. Informe-se com o seu médico.
Algumas varizes poderão surgir e ser bastante dolorosas. Para aliviar estes sintomas, poderá levantar o fundo da cama, colocando uma manta ou almofadas por baixo do colchão. Exercícios de alongamento e compressas de água fria também ajudam.
Durante esta fase, devido a níveis de estrogénio mais elevados, notará os seus cabelos mais volumosos.
Há aumento do perímetro abdominal pois o bebê esta cada vez maior e mais pesado, acrescido de grande quantidade de líquido amniótico existente (cerca de 1l).
O rosto apresenta-se agora inchado pois o corpo produz cada vez mais líquidos. O útero está, neste momento, a altura do umbigo.
Poderá sentir algumas contrações; significa que o útero está a preparar-se para o parto.
Numa gravidez sem problemas, não há nada que impeça o relacionamento sexual. È saudável para os pais e seguro para o bebê. Ter relações sexuais é perfeitamente normal mesmo até ao terceiro trimestre da gravidez. Como a barriga vai crescendo, o casal terá que ser agora mais criativo na sua intimidade! Note que o sexo acresce vantagens extra nesta fase: exercita os músculos pélvicos e mantem-os flexíveis e firmes para o parto.
As dificuldades em dormir são agora evidentes pois a grávida está mais ansiosa, mais pesada, tem caibras e necessidade frequente de urinar.
Faltam mais ou menos 14 semanas para o nascimento, e por isso, está na hora de a futura mamã se inscrever num curso de preparação para o parto. Neste, e principalmente se for a sua primeira gravidez, aprenderá a estar serena e descontraída quando chegar o tão esperado momento. Irá também apreender algumas técnicas de respiração, que a ajudarão a lidar melhor com as dores de parto.


 Gravidez semana a semana - Da 25ª à 28ª semana

grávida com imagens da ecografiaO pai já pode sentir os movimentos do bebê. E outros familiares também: é só colocar a mão na barriga para se sentir toda a agitação!
Os olhos do bebê já estão preparados para reagir à claridade e à escuridão. Abre os olhos quando está acordado e fecha-os quando dorme. A audição está de tal maneira desenvolvida que o bebê consegue reconhecer os sons de dentro e de fora da barriga da mãe. Aproveite para brindar o seu bebê com música clássica, mas atenção: Vivaldi e Mozart acalmam o feto, enquanto Beethoven e Brahms o agitam. Também pode optar por outros estilos de música que transmitam calma e harmonia ao bebê.
O cérebro continua a desenvolver-se e toma o aspecto de um cérebro adulto (surgem os primeiros sulcos). Os pulmões amadurecem, sendo possível a troca gasosa. A regeneração do sangue é feita na medula óssea, tal qual como no adulto. O útero da futura mãe já se encontra acima do umbigo.
Se o bebê nascesse neste momento (com 28 semanas), teria boas hipóteses de sobreviver.
Na grávida, podem surgir as primeiras estrias na barriga, nos seios e nos quadris. Há grávidas com mais tendência a esse aparecimento do que outras. Uma forma de minorar as estrias ou até evitá-las, é hidratar muito bem o seu corpo, com um creme apropriado, todos os dias.
 Nos seios poderá notar vasos sanguíneos azuis; isto deve-se ao aumento da circulação sanguínea nessa zona.
Poderá sentir os olhos mais sensíveis à luz e mais secos, causando algum desconforto. Proteja-os usando óculos de sol e hidrate-os com lágrimas artificiais. Também poderá notar erupções cutâneas e um corrimento vaginal excessivo. Gases incontroláveis também começam a incomodar…
Sofrer de prisão de ventre é uma queixa comum entre as grávidas; isto deve-se a um abrandamento do funcionamento intestinal, devido a uma digestão lenta e também, devido à compressão do intestino por parte do útero. Os suplementos em ferro também não ajudam, mas a grávida não deve deixar de os tomar.
A grávida deverá descansar o máximo possível, com as pernas levantadas. Nesta fase poderá ocorrer um grande aumento de peso, (cerca de 500g por semana, até a 35ª semana). A barriga torna-se cada vez maior, de modo que os movimentos da grávida são agora mais lentos. Sentirá contrações com alguma frequência.
Outro sintoma que normalmente aparece, sendo bastante comum nas grávidas, é uma ligeira incontinência urinária. Sempre que tosse, espirra ou faz um maior esforço, perde uma pequena quantidade de urina. Não é de preocupar, pois trata-se de uma incontinência temporária.


Gravidez semana a semana - Da 29ª à 32ª semana

barriga de grávida com um sorrisoO bebê recebe, através da placenta, importantes agentes de defesa, que o irão proteger de diversas doenças infecciosas.
A lanugem, que revestiu o corpo do bebê durante todo este tempo, cai. È a vez de começar a crescer o cabelo.
Começam a formar-se os primeiros depósitos de gordura, tornando a pele do bebê mais lisa. As unhas já cresceram totalmente, apesar de serem ainda muito frágeis.
O espaço no útero começa a ser pequeno. O bebê movimenta-se menos apesar de a grávida notar mais esses mesmos movimentos.
Nesta altura, o bebê já se encontra de cabeça para baixo.
Todos os seus sentidos (tacto, olfacto, paladar, visão e audição) já se encontram em funcionamento.
O bebê pesa agora cerca de 1,7Kg e mede aproximadamente 29cm.
Do coração da grávida exige-se agora mais trabalho: ele tem de bombear mais sangue, para assegurar as necessidades de mãe e filho. Não deixe de fazer os seus passeios; estes apoiam o coração no seu esforço. Também começa a sentir os pés e mãos mais inchadas, devido à acumulação de líquidos no organismo. È aconselhável que, nesta fase, não use anéis ou que pelo menos não os use à noite.
È normal a grávida apresentar dificuldades em respirar pois os seus pulmões têm menos espaço, não podendo distender-se totalmente. O cansaço é agora mais evidente pois carrega um peso extra considerável.
A partir daqui e até à data do parto, a barriga pode ficar dura frequentemente, por curtos períodos de tempo e de uma forma não ritmada.
È aconselhável que a grávida prepare os seus seios para o aleitamento. No seu duche diário, deve passar água fria sobre os seios, de modo a fortalece-los e torna-los mais firmes. Deve deixa-los secar ao ar antes de aplicar qualquer outro produto. Massajar regularmente os seios, apertando os mamilos como se fossem os maxilares do bebê, ajuda a descongestionar os canais de leite.
Devido ao volume da barriga, é normal que a grávida sinta falta de equilíbrio.
Dormir começa a ser um ato difícil de concretizar: dores nas costas e pernas, posição desconfortável na cama ou falta de ferro podem ser os responsáveis. A posição que poderá trazer mais conforto, ao dormir, será deitar-se sobre o lado esquerdo.


Gravidez semana a semana - Da 33ª à 36ª semana

barriga de grávida com 35 semanasO cérebro do bebê começa a exercitar-se, pois ele presta atenção a todos os ruídos, registando-os. São as primeiras recordações.
A temperatura corporal aumenta devido aos tecidos gordos formados. Isto também se reflete na temperatura corporal da mãe.
As unhas do bebê já cresceram tanto que ele consegue agora coçar-se com elas! Os seus movimentos estão muito restritos devido à falta de espaço.
O sistema imunitário do bebê já funciona independentemente do da mãe. O seu fígado já começa a processar os seus próprios resíduos. O bebê já tem padrões definidos de sono e vigília, abrindo os seus pequenos olhos quando está acordado e, fechando-os quando está a dormir.
Os ossos do crânio do bebê ainda estão moles e não unidos, de modo a possibilitar a passagem para fora do corpo da grávida. È devido à esta passagem pelo estreito canal de parto, que o bebê pode apresentar, nos primeiros dias, a cabeça com uma forma mais ovoide.
Há um novo aumento de peso significativo do bebê, com a finalidade de o fortalecer para o parto.
Na 36ª semana o bebê coloca-se na posição definitiva, pronto para nascer. Pesa, neste momento, cerca de 3Kg e mede aproximadamente 49cm.
Na grávida, a tensão muscular dolorosa pode ser agora significativa. Um banho de imersão quente ajuda a descontrair os músculos, além de contribuir para o bem-estar mental da mãe.
É normal que comece a sentir a pele muito seca, devido às alterações hormonais no organismo. Beba muita água e coma fruta, além de hidratar muito bem a pele todos os dias.
Devido ao volume da barriga, o umbigo torna-se mais plano. Como a pressão na bexiga é maior, sente cada vez mais necessidade de urinar frequentemente.
Nesta altura, a grávida deve evitar fazer grandes esforços. Levantar-se, sentar-se ou curvar-se é cada vez mais difícil. Muitas grávidas queixam-se de terem de mexer as pernas constantemente por sentirem como que picadas ou insectos nelas. È chamado o síndrome das pernas inquietas e é bastante comum nas grávidas, nesta fase.
O útero continua a crescer, mas o bebê já se encontra numa posição mais profunda na pélvis. Por isso, é normal que a grávida já não sinta tanta azia nem tenha tanta dificuldade em respirar.
Como cerca de 1/6 do volume total do sangue da grávida está localizado no seu ventre, é normal que se sinta zonza a maior parte do tempo.
A mulher não deve hesitar em ir ao dentista só porque está grávida: Neste período, os dentes merecem especial atenção, pois as alterações hormonais produzidas no seu corpo os tornam mais frágeis.
Será bom que por esta altura, a grávida decida quem é que ela quer que esteja na sala de partos e, quais as opções quanto ao tipo de parto e medicação pela qual quer optar (parto natural, na água, cesariana, com o sem epidural,…).Faça uma lista das pessoas que quer avisar aquando do nascimento e deixe já a mensagem preparada para enviar. Esta tarefa é ideal para deixar a cargo do futuro pai. É também aconselhado que, quer o saco do bebê quer o da mãe já estejam preparados, pois o bebê pode nascer a qualquer momento… não esqueça de levar a máquina fotográfica e o batom.


Gravidez semana a semana - Da 37ª à 40ª semana… a reta final!
grávida acompanhada de filho mais velhoNeste momento, a cabeça do bebê representa ¼ do seu comprimento total. A “moleirinha” ainda não está totalmente consistente, de modo a facilitar a passagem pelo canal de parto.
Quando o bebê “pratica” os seus movimentos respiratórios, e como não há ar envolta dele, o líquido amniótico pode chegar à traqueia e provocar-lhe soluços, movimento este que se refletirá na barriga da grávida.
À nascença, o bebê apresentará cerca de 300 ossos, que mais tarde se fundirão, ficando só com 206 (adulto).
Os órgãos do bebê estão prontos para começar a funcionar e, a partir da 38ª semana, ele está pronto para nascer!
A não ser que seja um parto com data programada, o bebê muito dificilmente irá nascer na data prevista pelo seu médico. Pensa-se que o bebê envia um sinal hormonal para a placenta, avisando-a do início do parto.
Na grávida, aparecem as primeiras gotas de leite materno. A ansiedade também aumenta.
Se houver necessidade de dar uma pequena ajuda às contrações, a grávida poderá subir e descer escadas.
Conforme o seu rolhão mucoso se vai soltando, é normal que surja um corrimento mais pegajoso. O rolhão mucoso não é mais que muco cervical mais espesso, que forma como que um tampão que sela o cérvix, de modo a prevenir infecções durante a gravidez. A maioria das grávidas não se apercebe desta perda, e por si só, não é sinal que o parto se aproxima. È necessário estar atenta às contrações: contrações fortes, dolorosas e regulares são indicativas de um parto próximo!
Na maioria das mães de “1ª viagem”, a gravidez só termina duas semanas após a data prevista para o parto.
Boa sorte mamã!

Registro


Registo Civil
Registro civil do nascimento de uma criança:
de mão dadafamiliaOs pais têm o dever de registrar os seus filhos, de preferência, logo à nascença, pois isso garante o direito da criança a uma identidade. Na prática, só registrando o nascimento do seu filho é que este poderá ser matriculado na escola, trabalhar legalmente e usufruir dos seus direitos como trabalhador, ter assistência social, poder casar, poder votar, entre outros.
Ao registrar o seu filho, protege-o do trabalho infantil, do tráfico de crianças (regra geral, as escolhidas são aquelas mais difíceis de encontrar) e da exploração sexual.
Os dados obtidos pelo governo, através do registro de nascimento servem, igualmente, para a implementação de medidas de proteção, educação e avaliação do estado de saúde das crianças nesse país, de modo a melhorar a sua qualidade de vida.
Registro do nascimento:
Os pais podem registrar o seu filho na própria maternidade, logo após o seu nascimento ou até 45 dias após o nascimento, caso seja a mãe a registá-lo, num cartório. Se os pais viverem em locais que distem do cartório mais de 30Km, têm o prazo de 3 meses para o registrar.
O Registro de nascimento, no Brasil, é gratuito para todos.
Para registrar o bebé, é preciso uma declaração de nascido vivo, que é emitida pela maternidade ou pelo médico que tenha assistido ao parto (no caso de ter nascido em casa).
mae e filha abraçando-seÉ necessário também que os declarantes (pai, mãe, encarregado da guarda da criança,…) possuam documentos que os identifiquem (identidade, carteira profissional e/ou certidão de casamento). Se as pessoas que querem registrar a criança não forem elas próprias registradas, tem que solicitar primeiro os seus registros para depois poder registá-la.
Se o parto foi em casa, sem a presença de um médico, a declaração será preenchida pelo próprio cartório ou pela secretaria de saúde, com a presença de duas testemunhas maiores, que tenham tido conhecimento do parto, além da presença da parteira que assistiu ao parto, caso tenha havido uma.
Se os pais forem adolescentes, terão de ser representados pelos seus pais ou responsáveis legais, para registrar os seus filhos.
criançasNa impossibilidade de os pais comparecerem no cartório para registrar o seu filho, e só em casos excepcionais e comprovados, o registro pode ser efetuado através de uma procuração, no qual consta o nome dos pais e do recém-nascido e respectiva documentação.
Os filhos de brasileiros, nascidos fora do Brasil, podem ser registrados como brasileiros em qualquer consulado. Esse registro será posteriormente transferido para o 1º ofício do registro civil da cidade onde residem ou, casa não tenham domicílio no Brasil, do distrito federal correspondente.
Registrar o nascimento do seu filho é cuidar dele e garantir-lhe um futuro melhor!
Escolha do nome do bebê:
O que a lei brasileira estabelece, é que se deva recusar prenomes, aquando do registro, que ridicularizem a pessoa. Isto leva a que haja possibilidade de um sem fim de nomes e que a aprovação do seu registro seja muito subjetiva (depende da opinião de quem trabalha nos cartórios). O critério que a maioria dos cartórios usa, é que se comprove que esse nome existe, através da sua referência em qualquer documento (Enciclopédias, livros, internet ou outro), quer no Brasil ou qualquer outra parte do mundo.
Apesar disso, quem tiver sido registrado com um nome que considere impróprio, tem a oportunidade de o alterar entre os 18 e os 19 anos de idade.
crianças a brincarPor isso, pense bem no nome que dará ao seu filho, e em todas as desvantagens que poderão daí vir, se escolher um nome ridículo ou extravagante demais. É que, apesar de ele o poder mudar aos 18 anos de idade, muitos transtornos terá com todo o processo, sem contar com tudo o que terá de enfrentar até ter 18 anos…

Nomes de Menina Mais Populares da Semana

Beatriz
Significado: Bem-aventurada, aquela que traz felicidade. Beatriz prefere estar só a estar rodeada por uma multidão medíocre e não suporta a hipocrisia nem o cinismo. É alegre e provocante, nasceu para a vida social. Boa amiga e conselheira, é sentimental e terna, mas nem sempre sabe escolher o melhor no campo sentimental. No campo profissional é no campo das artes que melhor se enquadra.
Origem: Latina

Sofia
Significado: Significa sabedoria. Muito sentimental, é uma mulher que procura equilíbrio na sua vida afectiva e paz no coração. Suporta mal os inconvenientes. Pode alcançar o sucesso no campo das artes ou da comunicação. Tem tendência para a dispersão e para a inconstância.
Origem: Grega

Yasmin
Significado: Flor de jasmim. Nasceu para conhecer o sucesso e ser feliz. Ultrapassa todas as barreiras.
Origem: Árabe

Lara
Significado: Nome de ninfa, famosa
Origem: Latina

Alice
Significado: Significa a verdadeira. É uma pessoa extremamente sincera mesmo quando isso lhe pode custar uma amizade. Tem também o Dom da liderança. Por isso, não gosta de trabalhar para os outros. Prefere exercer uma profissão liberal ou montar sua empresa. Do grego 'verídica, autêntica'.
Origem: Grega

Nomes de meninas mais populares: Top 100 da Semana!
10º
11º
12º
13º
14º
15º
16º
17º
18º
19º
20º
21º
22º
23º
24º
25º
26º
27º
28º
29º
30º
31º
32º
33º
34º
35º
36º
37º
38º
39º
40º
41º
42º
43º
44º
45º
46º
47º
48º
49º
50º
51º
52º
53º
54º
55º
56º
57º
58º
59º
60º
61º
62º
63º
64º
65º
66º
67º
68º
69º
70º
71º
72º
73º
74º
75º
76º
77º
78º
79º
80º
81º
82º
83º
84º
85º
86º
87º
88º
89º
90º
91º
92º
93º
94º
95º
96º
97º
98º
99º
100º