quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

LIVRO DO BEBÊ COLORIDO!

Boa tarde!!!

Semana 40 - Contrações intensas

40 semanas de gravidez

Para mamães


Prepare-se, está chegando a hora de ver a carinha do seu filho. A qualquer momento, as contrações mais intensas aparecerão. Ao perceber um padrão no intervalo entre elas, siga para a maternidade
 

Seu bebê
Peso? Aproximadamente 3,5 quilos. Comprimento? Dos pés à cabeça, cerca de 48 centímetros, em média. Tudo confere e não resta dúvida: o grande dia está chegando para o seu bebê. Ele agora começa a liberar corticosteroides, uma série de hormônios diferentes, que fazem os músculos do útero se contraírem. De um minúsculo embrião, conseguiu evoluir e, pouco a pouco, se transformou em um ser humano, dotado de inteligência e grandes habilidades. A partir daqui, está pronto para uma nova jornada. Desta vez, ao seu lado, e não dentro de você. Sejam felizes!
 
 
Sua gravidez
Mala no porta-malas, na mão o enfeite da porta da maternidade, papai ansioso andando de lá para cá. Agora é só uma questão de dias ou, melhor, de horas. A qualquer momento, as contrações mais intensas aparecerão. Ao perceber um padrão no intervalo entre elas, siga para a maternidade. Logo mais você estará amamentando e dando banho no bebê. Emocionante!
 
No entanto, além da atenção dispensada ao novo integrante da família, não se esqueça de se cuidar, muito menos de se alimentar para evitar cansaço excessivo ou anemia. Seu corpo entrará numa nova fase de transformações. Ajude-o a retomar as formas de antes consultando um dermatologista.
 
* Este é o momento previsto para o parto. No entanto, se ele passou e nada do bebê, não há razão para se preocupar. Seu filho ainda tem duas semanas para decidir deixar o confortável útero da mãe e estrear no mundo. Nascer até a 42ª semana é considerado normal pelos médicos.
 

Semana 39 - Qual é a dilatação?

39 semanas de gravidez

Para mamães

Agora, suas consultas ao obstetra são muito mais frequentes. Você precisa desse acompanhamento para que o médico verifique o crescimento e a posição do bebê e também a dilatação do colo do útero
 
Seu bebê
Em pleno funcionamento, prontinho para nascer. Agora serão apenas os toques finais, como o amadurecimento do cérebro e o surgimento de novas camadas de pele para torná-la mais resistente. O pulmão está em condições de funcionar, mas isso só acontecerá após o nascimento - mais especificamente, no momento daquele chorinho na sala de parto que a deixará tão emocionada. Falando nisso, você já se informou sobre as vantagens do parto normal para o bebê? Vale a pena.
 
 
Sua gravidez
Você não sai do consultório do obstetra? É assim mesmo! Neste momento, ele acompanhará de perto a sua saúde e a do seu filho. A cada consulta, irá verificar o crescimento e a posição do bebê e também a dilatação do colo do útero. O médico só não será capaz de informar, com exatidão, o dia do parto. Quem decide isso é o seu bebê, que pedirá passagem para sair e você perceberá nitidamente com as contrações.
 
Preste atenção: quando o intervalo entre elas começar a diminuir e se tornarem mais intensas, é hora de ir para a maternidade. Na conversa com o obstetra, informe-se também sobre os bancos de cordão umbilical, que podem armazenar células importantes para a saúde do bebê ou de outro membro da família. Você ainda está em tempo de decidir sobre isso. Nessas últimas semanas, não deixe de comer de três em três horas e sempre alimentos leves.

Semana 38 - Proximidade do parto

38 semanas de gravidez

Para mamães

Esta é uma boa semana para sair de licença-maternidade, pois falta muito pouco para o bebê nascer. Saiba que a frequência cardíaca do bebê é duas vezes mais rápida do que a sua
 
Seu bebê
Na emoção da reta final, a frequência cardíaca do bebê é duas vezes mais rápida do que a da mãe, de 120 a 160 batidas por minuto. Ele sabe que precisa se sentir quentinho do lado de fora do útero. Por isso, a camada de gordura sob sua pele aumentou um pouco, regulando melhor a temperatura corporal. Os intestinos deram mostras de que estão funcionando bem e já formaram o mecônio, uma substância verde considerada como sendo o primeiro coco do bebê. Não se preocupe. Normalmente, o mecônio é excretado após o nascimento.
 
 
Sua gravidez
Se você ainda está trabalhando, essa é uma boa semana para sair de licença. Falta muito pouco para o bebê nascer e a sua barriga, que agora tem de 36 a 38 centímetros de altura, dificulta suas atividades rotineiras. Além disso, provavelmente você não está dormindo tão bem, o que pode deixá-la mais cansada e com sono durante o dia. Por isso, hora de pegar leve.
 
Uma dica para esquecer os desconfortos - e driblar a ansiedade típica dessa fase - é se concentrar em outras atividades. Você pode, por exemplo, ler sobre o surpreendente trabalho de suas mamas para fabricar o leite materno, o primeiro alimento do bebê, ou sobre células-tronco, um assunto especialmente interessante para as gestantes.

Semana 37 - Contrações na gravidez

37 semanas de gravidez

Para mamães

Seu bebê dá sinais da maturidade. Se ele nascer por esses dias, não será considerado prematuro. Aproveite as frequentes consultas médicas para saber quais são os sinais que indicam trabalho de parto
 
Seu bebê
Últimos dias dentro da barriga da mamãe. O bebê sabe disso e está se preparando para adquirir a carinha e o corpo na versão que virá ao mundo. A partir desta semana, ele perde o lanugo, aqueles pelos bem finos que cobriam o corpo. A pele também deu adeus à vernix caseosa, uma cera escorregadia que a protegia. Agora, não ganhará peso como antes, só cerca de 70 gramas por semana. Sinais da maturidade. Assim, se nascer por esses dias, não será considerado prematuro.
 
 
Sua gravidez
Você reparou que está respirando melhor? Não é impressão, não, é real e tem uma razão: o bebê se moveu, provavelmente, em direção à pelve. Nessa posição, o pequeno fica com a cabeça voltada para baixo, diminuindo a pressão na parte superior da barriga. Que alívio!
 
As consultas médicas tornam-se mais frequentes. Na próxima, pergunte ao obstetra sobre os sinais que indicam o trabalho de parto. Muitas vezes, o que você imagina se tratar de uma contração pode ser apenas o peso da cabeça do bebê no colo do útero. Com algumas orientações, você não terá dificuldade em identificar o momento certo em que o bebê vai nascer.
 
Enquanto isso, não deixe a ansiedade tomar conta da sua dieta e continue se alimentando de maneira saudável. Também reserve alguns minutos para cuidar de você. Que tal aparar as pontas do cabelo? Inevitavelmente, você será muito fotografada nos primeiros dias após o nascimento.

Semana 36 - Reta final

36 semanas de gravidez

Para mamães

Para o bebê, o que falta é engordar um pouco. Para você, é hora de começar a desacelerar. Não descuide da alimentação. Alimentos leves e muito líquido irão ajudá-la a se sentir melhor
 
Seu bebê
Falta um detalhe: engordar um pouco para que seu sistema de regulagem de frio e calor esteja pronto para funcionar quando estiver fora da temperatura controlada do útero. Retoques finais também estão sendo providenciados. Os cotovelos e os joelhos agora formam covinhas e o rostinho está bochechudo. Pode acreditar: seu bebê não vê a hora de sair - parece até que notou a expectativa dos pais, que estão ansiosos por sua chegada.
 
 
Sua gravidez
Na calada da noite, você passou a fazer barulhos estranhos? A pergunta pode soar estranha, mas muitas mulheres passam a roncar durante a gravidez. Converse com seu médico sobre isso. Seria bom resolver porque isso pode atrapalhar seu descanso durante o sono. Na próxima consulta com o obstetra, fale sobre a questão e também tire suas dúvidas sobre anestesias.
 
Apesar da ansiedade e da correria das últimas semanas, não se descuide da alimentação. Um pouquinho e sempre é a receita. Alimentos leves, como frutas e queijos brancos (o cálcio é sempre importante), e muito líquido irão ajudá-la a se sentir melhor. Que tal um brinde com água de coco, que faz muito bem para o seu organismo? Saúde para você e para o bebê.

Semana 35 - Bexiga apertada

35 semanas de gravidez

Para mamães

Seu pequeno chegou aos 2,5 quilos e mede 45 centímetros, em média. Com isso, mal sobra espaço para a bexiga inflar, o que te coloca no corre-corre o dia inteiro em direção ao banheiro, não é?
 
Seu bebê
Pronto para mamar. O seu bebê adquiriu essa habilidade e já está com os movimentos reflexos, como a sucção, desenvolvidos. Ou seja, refeições e crescimento garantidos na vida fora do útero. Enquanto ele não sai da toca, sabe o que faz? Continua crescendo. Mesmo com o espaço ficando cada vez mais apertado, ele não para de ganhar peso. Chegou aos 2,5 quilos e, por isso, suas pernas e seus braços se tornaram mais gordinhos nesta semana. Seu filho também deu uma espichada e, da cabeça aos pés, agora mede 45 centímetros, em média. Assim, crescidinho, ele não consegue fazer tantas estripulias na barriga da mamãe. Afinal, o útero já não permite movimentos muito expansivos. Depois que ele nascer, aí, sim, vai voltar a dar muitos chutes e cambalhotas.
 
 
Sua gravidez
Gravidíssima. É assim que você se sente ao exibir sua barriga - que agora merece, com todas as honras, ser chamada de barrigão. Ela está com 35 centímetros de altura e, desse jeito, mal sobra espaço para a bexiga inflar. Por isso, é um corre-corre danado o dia inteiro em direção ao banheiro, não é? Falando nisso, muitos médicos indicam nesta fase um exame chamado cultura da secreção vaginal, que aponta a presença ou não de estreptococos no canal do parto. Se houver, hora de exterminá-lo. Cuide-se por dentro e por fora também. Na alimentação, reduza ainda mais a quantidade de sal nos alimentos para evitar o excesso de inchaço. Aproveite ainda e faça uma visita ao cabeleireiro. Vale aparar as pontas do cabelo e retocar o esmalte das unhas.

Semana 34 - Ultrassom checa o peso

34 semanas de gravidez

Para mamães

O bebê está quase pronto, com os órgãos completamente formados. Em breve, o obstetra recomendará mais um ultrassom para verificar o peso do bebê e a evolução de seu desenvolvimento
 
Seu bebê
O pequeno já adquiriu todas as condições para se adaptar à vida fora do útero. Seus órgãos estão completamente formados, os sentidos se aperfeiçoaram e o cérebro comanda uma gigantesca tropa de células que trabalha para que tudo funcione a contento. Ele também começou a desenvolver seu próprio sistema imunológico, que vai protegê-lo contra infecções leves. Na 40ª semana, quando nascer, suas defesas ganharão um reforço extra após os primeiros goles de leite materno. A placenta começa a envelhecer, afinal suas funções já não são tão importantes.
 
 
Sua gravidez
Caso o seu obstetra ainda não tenha pedido, certamente em breve recomendará mais um ultrassom. Nesse exame, ele verificará o peso do bebê e a evolução do seu desenvolvimento, além de avaliar as condições da placenta e do líquido amniótico. Aproveite a ida ao médico e questione-o sobre os bancos de cordão umbilical. O sangue coletado dessa região no dia do parto é uma medida preventiva, que pode ser muito útil caso haja problemas de saúde no futuro. Avalie a questão com calma. Enquanto isso, foque-se nas medidas práticas: cuide da sua alimentação para não engordar demais e dedique-se ao quarto do bebê, avaliando se os móveis e a decoração estão de acordo com as necessidades de um recém-nascido.

Semana 33 - Dor de estômago

33 semanas de gravidez

Para mamães

Seu pequeno alcançou os dois quilos. Seu comprimento total, da cabeça aos pés, é de 43 cm. Grande assim, só poderia pressionar o seu estômago e, em consequência, o apetite pode diminuir e a azia aumentar
 
Seu bebê
Ele cresceu, engordou e não está mais tão enrugado como antes. Agora possui uma pele bem mais macia e o lanugo, a fina camada de pelos que recobria seu corpo, desapareceu. Os ossos estão ganhando mais resistência e, nesta semana, o peso do pequeno alcançou os dois quilos. Seu comprimento total, da cabeça aos pés, é de 43 centímetros. Apesar de passar a maior parte do tempo dormindo, não se engane: quando abre os olhos, ele presta atenção em tudo o que ocorre do lado de fora da barriga. Ops ... Ele está treinando para chegar.
 
 
Sua gravidez
A barriga não para de crescer. Agora ela deve estar com 32 centímetros de altura e, grande assim, só poderia pressionar o seu estômago. Em consequência, o apetite pode diminuir e a azia aumentar. Para resolver esses incômodos, procure fracionar as refeições, comendo várias vezes ao dia e em pequenas quantidades. Já que a hora H está chegando, que tal conversar com o obstetra novamente sobre os tipos de parto e sobre a alta incidência de cesariana no Brasil? Informações, seu desejo e as possibilidades (suas e as do bebê) ajudarão você e o médico a decidir essa questão. Ah ... e também é bastante indicado já deixar a mala da maternidade no porta-malas do carro. Antes, confira se você tem tudo que precisa lá.

Semana 32 - Coração da grávida

32 semanas de gravidez

Para mamães

Você sente o coração trabalhando mais? A partir desta semana, esse órgão trabalha um quarto mais rápido do que o convencional para dar conta do volume de sangue que aumentou cerca de 2,5 litros
 
Seu bebê
O pequeno ser, de quase 2 quilos, parece tão distante do mundo... A verdade, porém, é que ele está conectadíssimo com tudo o que acontece do lado de fora. Percebe os ruídos - embora o som seja abafado pelo líquido amniótico - e a mudança na luminosidade dos ambientes onde você está. Aliás, o bebê consegue mover não apenas os olhos mas também o corpo todo: os braços, as pernas e a cabeça. Não é o máximo? Aí está a explicação para os chutes que você tem sentido ultimamente. Seu filho está cheio de energia e não vê a hora de sair para se aninhar nos braços da mamãe.
 
 
Sua gravidez
Haja coração! Esse órgão, a partir desta semana, trabalha um quarto mais rápido do que o convencional para dar conta do volume de sangue que aumentou cerca de 2,5 litros. Momento de intensificar as visitas ao obstetra. Se antes a rotina de exames era mensal, agora será bem mais agitada.
 
Nessas ocasiões, converse com o médico sobre os sintomas que merecem atenção redobrada na reta final. Ele explicará que os sangramentos, as dores de cabeça e alguns tipos de contração podem ser sinais de alerta.
 
Ao voltar da consulta, não deixe de conferir os preparativos para a chegada do bebê. Além dos acessórios básicos, você já comprou algum brinquedo para ele? Mime-o da maneira certa, escolhendo o mais adequado para cada fase. Vocês vão se divertir muito juntos.

Semana 31 - Peso na gravidez

31 semanas de gravidez

Para mamães

Você deve ter 12 kg a mais dentro de você somando os pesos do bebê, da placenta e do líquido amniótico. O pequeno está em pleno crescimento, que vai da semana 28 à 37, com um ganho de 200 g a cada sete dias
  Seu bebê
O bebê vive a fase do apogeu do crescimento, que vai da semana 28 à 37, com um ganho de 200 g a cada sete dias. A cabecinha está entre as partes do corpo que mais crescem. O cérebro, por exemplo, aumentou de tamanho nos últimos dias e as conexões entre as células nervosas se multiplicaram. Além disso, a visão de seu filho está quase perfeita e será aprimorada após o nascimento. Isso porque, nas primeiras semanas, os olhos do recém-nascido focalizam apenas objetos próximos. Depois, ele se acostumará com o colorido e enxergará também o que está distante.
 
Acompanhe as etapas da sua gestação no infográfico animado
 
Sua gravidez
Encontrar uma posição confortável para dormir está cada vez mais difícil, não é? Também pudera. Você carrega um bebê rechonchudo de aproximadamente 1,35 kg. E há ainda os pesos da placenta e do líquido amniótico, somando cerca de 12 kg dentro de você. Hora de ficar bem atenta ao que come para não engordar demais. Alimentos leves cairão muito bem, como saladas, peixe, frutas e sucos. Nesta fase, mesmo para grávidas em forma, não é fácil se vestir, em especial escolher a calça, que deve ser confortável sem perder a elegância. Possivelmente, para calçar sapatos você precisará de um auxílio.

Semana 30 - Problemas circulatórios

30 semanas de gravidez

Para mamães

As cãibras e os inchaços em pés, mãos e rosto podem aumentar. Isso acontece porque há uma grande quantidade de sangue circulando pelas veias, e seu retorno ao coração nem sempre é fácil
 
Seu bebê
Quando você sai de um lugar escuro e entra em outro iluminado, seu bebê percebe a diferença de luz. As retinas estão bem evoluídas e o bebê, mais sensível aos sentidos. Aproveite e acaricie a barriga - ele vai vibrar de alegria. Com um pouquinho de sorte, o pequeno poderá até retribuir o chamego, esticando pés e braços em direção à barriga. Quanto ao paladar, o único sabor que o pequenino experimentou até agora foi o do líquido amniótico, que ele engole e inala continuamente. De acordo com os pesquisadores, essa substância é adocicada, ou seja, tem o gosto de infância.
 
 
Sua gravidez
Impossível não ver sua barriga a distância. Nesta semana, provavelmente ela alcançou os 30 cm de altura. Pegue a fita métrica e confira. Grandona! Suas pernas que o digam, pois elas sentem ainda mais o peso do bebê. As cãibras e os inchaços em pés, mãos e rosto podem aumentar. Isso acontece porque há uma grande quantidade de sangue circulando pelas veias, e seu retorno ao coração nem sempre é fácil.
 
Evite ficar em pé por muito tempo e continue calçando sapatos baixos. Recomenda-se que mulheres com predisposição a varizes usem meias elásticas e mantenham as pernas elevadas sempre que possível. Aproveite a próxima consulta ao obstetra para mencionar esses sintomas e também retome o assunto sobre o parto. Dedique também um tempo para as lembrancinhas da maternidade. É bom que esses preparativos já comecem a ficar prontos.

Semana 29 - Formigamentos

29 semanas de gravidez

Para mamães

Nesta fase, seu bebê se posiciona de cabeça para baixo e assim permanecerá até o parto. Se um certo formigamento te incomoda, saiba que pode ser porque o útero está pressionando os vasos sanguíneos
 
Seu bebê
Em seu balé gracioso, o bebê encontrou a melhor posição para vir ao mundo. Por volta desta semana, ele se posiciona de cabeça para baixo no útero - posição chamada de vértex - e assim permanecerá até o parto. Seus sentidos estão operando em sintonia fina. Os órgãos continuam amadurecendo e novas células se multiplicam a todo instante. Quem supervisiona tudo isso é o cérebro, que está superativo. Nesta semana, por exemplo, esse comandante-geral ganhou a tarefa de controlar o ritmo da respiração e a temperatura do corpo. Pode ter certeza: o poderoso chefão está se saindo muito bem.
 
 
Sua gravidez
Suas mãos e seus pés andam dorminhocos, formigando às vezes? O motivo é que o útero, apertado como está, pressiona os vasos sanguíneos e a circulação fica assim comprometida. Mantenha-se calma, pois, em semanas, tudo vai mudar. Mas até lá você ainda tem muita coisa para fazer. São os cuidados com a arrumação do quarto, os brinquedos e os acessórios indispensáveis à criança. É por isso que, a partir de agora, além das dicas sobre saúde, alimentação e bem-estar, é necessário lembrar de cada um desses preparativos para você não se esquecer de nada. Comece com a mala da maternidade, que deverá estar pronta em breve.

Semana 28 - Respiração difícil

28 semanas de gravidez

Para mamães

O mexe-mexe do bebê está empurrando o seu diafragma e isso torna sua respiração mais difícil. Sangramentos nasais e sensação de nariz entupido também são outros incômodos deste período
 
Seu bebê
Mexendo para lá e para cá, ele curte um vidão dentro do útero. Nesta semana, seu bebê começou a adquirir mais gordura no corpo e está ficando rechonchudo. O cérebro continua em plena atividade, numa evolução constante, que continuará quando o pequeno nascer. As retinas também passam por um período de aprimoramento e já captam com mais precisão a luminosidade do ambiente. A visão está bastante aguçada.
 
 
Sua gravidez
A barriga pontuda é sinal de beleza na gravidez. Então aproveite para exibi-la com orgulho, com batas modernas, e capriche no visual. Evidencie o que os hormônios da gestação naturalmente embelezaram em você. Os cabelos? A pele? Valorize-os! Isso a fará dar menos importância aos sintomas desagradáveis comuns na gestação, como a dificuldade de respirar, mais incômoda nesta semana. O mexe-mexe do bebê está empurrando o seu diafragma e isso torna a respiração mais difícil.
 
Algumas gestantes também reclamam de sangramentos nas narinas ou da sensação de nariz entupido. Não se assuste. Na gravidez, a mucosa das vias nasais pode dilatar um pouco e provocar tal reação. A recomendação mais importante é não usar descongestionantes e conversar com o seu médico para encontrar um alívio.

Semana 27 - Desejos de grávida

27 semanas de gravidez

Para mamães

Seu bebê está com cerca de 34 cm e já é capaz de abrir e fechar os olhos. O que não é lá muito normal é sua vontade de comer coisas esquisitas. Os médicos suspeitam que pode ser a falta de algum nutriente
 
Seu bebê
Coisas incríveis estão acontecendo nesta semana. O cérebro está em desenvolvimento acelerado, na formação de curvas e dobras, compondo um labirinto de tecidos. O bebê já é capaz de abrir e fechar os olhos. Além disso, pode ter começado a soluçar um pouco mais. Não é à toa. Seus pulmões estão quase formados. Seu filho está mais comprido, com cerca de 34 cm, o que a faz sentir com mais intensidade os movimentos dele na barriga. Como você vê, a vida intrauterina está animada, cheia de novidades.
 
 
Sua gravidez
O futuro papai deve estar estranhando os seus pedidos. Não é para menos: ter vontade de comer picolé de tapioca e feijão com bolacha não é lá muito comum. Algumas mulheres grávidas experimentam tais vontades, um tanto absurdas. Os médicos não sabem dizer, com certeza, se há uma explicação científica para o desejo. Suspeitam, no entanto, que pode ser a carência de algum nutriente. Ou, então, de algum mimo ou carinho (o que você merece e muito).
 
Na dúvida, procure manter uma alimentação equilibrada. Em especial, não abuse do café, para não atrapalhar o sono, nem do sal, que favorece o inchaço e a celulite, suportáveis, e até mesmo a hipertensão, que devemos realmente evitar. Mas vamos pensar em coisas boas. Que tal relaxar aprendendo a fazer shantala? Ela é uma massagem que transmite amor e pode ser aplicada no bebê já no primeiro mês de vida. Só imaginar o toque na pele macia do pequeno já dá uma tranquilidade, não é?

Semana 26 - Diabete gestacional

26 semanas de gravidez

Para mamães

O diabete gestacional atinge 10% das grávidas e, geralmente, desaparece depois do parto. Nesta semana, seu obstetra pode pedir o teste de glicemia pós-prandial, que avalia como seu organismo processa o açúcar
 
Seu bebê
Ele está com quase 1 kg e mais esperto, aprimorando os sentidos. A audição é um exemplo. Já estava boa na semana passada, mas ficará ainda melhor no término desta, com o surgimento de novas terminações nervosas no ouvido. Ele escuta seus batimentos cardíacos e se sente tranquilo. Se à noite ele se mexe mais, experimente cantar uma música de ninar. É possível que ele se acalme. Quanto à respiração, o pulmão continua se exercitando, inspirando líquido amniótico. Assim, quando nascer, o bebê terá um ótimo fôlego para tudo, inclusive chorar.
 
 
Sua gravidez
Nesta semana, é possível que o obstetra peça o teste de glicemia pós-prandial, que avalia como o seu organismo se comporta na hora de processar o açúcar dos alimentos. Essa avaliação serve para detectar o diabete gestacional, um problema que atinge 10% das grávidas e, geralmente, desaparece depois do parto. Vamos a outros assuntos mais gostosos. A vida sexual não precisa parar à medida que a barriga cresce. Ao contrário, é uma boa ocasião para descobrir novas posições e prazeres.