segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Banco de leite registra redução de 6% na doação em São Carlos neste mês

Unidade tem 7 doadoras, mas seriam necessárias 30 mulheres para doar.
Atualmente o estoque é suficiente para alimentar bebês por apenas 10 dias.

 
 
O Banco de Leite Doutor José Eduardo Ungari, em São Carlos (SP), está com estoque baixo. A unidade conta hoje com sete doadoras, mas para suprir a necessidade seriam necessárias 30 mulheres para doar por semana. Houve uma redução de 6% de doadoras em janeiro, se comparado com o mesmo período de 2012.
Annie Agostinho, coordenadora do banco de leite, explicou que a redução neste mês já é esperada. “Como janeiro é uma mês de férias, as doadoras vão viajar, então sempre diminui”, disse. Atualmente, o estoque é suficiente para apenas 10 dias.
Se o estoque zerar, os bebês prematuros que estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa vão receber leite artificial como alimento, o que não seria o ideal, já que com ele o bebê não ganha muito peso. “O leite materno é a melhor opção, o leite artificial é menos tolerado pela criança e tem o risco dela desenvolver alergia”, informou Annie
Segundo Annie, em São Carlos são realizados quase 300 parto por mês. “Se apenas 10% das mães doassem leite, a necessidade já seria suprida”, afirmou Annie.
Como doar
Para fazer doações ao Banco de Leite de São Carlos, a mulher deve entrar em contato pelo telefone (16) 3509-1175. O banco fica dentro da maternidade da cidade, localizada na Rua Paulino Botelho de Abreu Sampaio, nº 579, em frente à Santa Casa e está aberto todos os dias, das 7h às 19h. A doadora deve estar em dia com o pré-natal e não ser fumante.
Recorrente
Em setembro do ano passado, o Banco de Leite de São Carlos passou por dificuldades, com uma baixa de 20 litros de leite a menos do que é necessários para atender as crianças prematuras internadas na maternidade.
Na época, a unidade contava com a doação de 15 mães fixas, mas para suprir a necessidade seriam necessárias 30 doadoras. O banco contava com 10 litros de leite no estoque neste período, quando o ideal seriam 30 litros, já que sete bebês precisavam das doações.

Se apenas 10% das mães doasse leite a necessidade já seria suprida, diz coordenadora (Foto: Reprodução/ EPTV) 
 
Se 10% das mães doassem, a necessidade já seria suprida, diz coordenadora (Foto: Reprodução/ EPTV)
 
Rio Claro
O Banco de leite de Rio Claro, além de precisar de doadoras, necessita da doação de frascos para colocar o leite. O frasco tem que ser de vidro com tampa plástica. O banco funciona todos os dias das 7h às 12h e fica na Santa Casa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3535-7024
.