quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Semana 25 - Humor oscilante

25 semanas de gravidez

Para mamães

Todas as gestantes experimentam a sensação de estar com as emoções intensificadas e o humor oscilante. Sintomas esperados, já que os hormônios estão em ebulição no seu organismo
 
Seu bebê
Os cabelos do seu filho começaram a crescer e já têm uma coloração definida, mas essa característica pode mudar quando a criança nascer. Você já sabe se é menino ou menina? Nesta fase, o ultrassom já é capaz de revelar esse mistério. Porém nem sempre a posição do feto facilita. Algumas pessoas, no entanto, garantem que sabem a resposta só de ouvir os batimentos cardíacos da criança. Quando o coração bate rápido, dizem que é menina. Se bate mais devagar, afirmam que é menino. Tudo indica que isso não passa de mito. Assim, o melhor mesmo é recorrer ao exame de imagem para esclarecer a questão.
 
 
Sua gravidez
Ontem você estava irritada, hoje acordou alegre e, de repente, sentiu vontade de chorar? Não se assunte, é assim mesmo. Todas as gestantes experimentam a sensação de estar com as emoções intensificadas e o humor oscilante. Sintomas esperados, já que os hormônios estão em ebulição no seu organismo. Para se sentir melhor, alimente-se bem e tente proporcionar a você mesma boas noites de sono. Para isso, evite as bebidas com cafeína, como o café, o chá preto e os refrigerantes à base de cola. Essas substâncias podem deixá-la mais ansiosa e, ainda, piorar o seu humor. Uma boa dica é não abrir mão de fazer uma atividade física - vale até mesmo uma caminhada leve. Isso ajudará, inclusive, na melhora da autoestima, que constantemente precisa de um reforço. Exercitar-se também aprimora o sistema imunológico, que costuma ter oscilações na gestação, e serve como mais uma forcinha para evitar gripes e desânimo.

Semana 24 - Início do enxoval


24 semanas de gravidez

Para mamães

Como anda o enxoval do pequeno? Está na hora de ir às compras. Apenas tome cuidado para não se esforçar demais e acabar sentindo tonturas. Se isso acontecer, fale com seu médico
 
Seu bebê
Ele já tem 21 cm, mas pesa pouco, cerca de meio quilo. Leve, mas por pouco tempo. Muitas transformações continuam ocorrendo em seu corpo. As células entram em franco desenvolvimento, assegurando o ganho de peso ao bebê para que no final da gestação ele alcance cerca de 3 000 gramas, ou 3 kg. Os pulmões começaram a produzir o surfactante, uma substância responsável por garantir que ele consiga respirar sem problemas nos primeiros momentos fora da barriga da mamãe e, assim, ter fôlego extra para abrir o berreiro.


Sua gravidez
É bem possível que você esteja esbarrando nas coisas ao seu redor e, às vezes, calculando, erroneamente, que irá passar numa brecha quando, na verdade, acaba se apertando mais do que esperava. Normal! Nos últimos dias, sua barriga cresceu e seus quadris se alargaram, sinais de que seu corpo está se adaptando para acomodar um bebê cada vez maior e se preparando para o parto.

Nesta fase, algumas mulheres sentem tonturas ao se levantar rapidamente. Pode ser a chamada hipotensão postural, uma queda na pressão que faz o sangue descer do cérebro rapidamente devido à força da gravidade. Converse sobre o assunto com seu obstetra. Em alguns casos, as tonturas podem denunciar problemas como anemia e alterações nos níveis de açúcar do sangue. E como é que anda a seleção de roupas para o pequeno? Já está mais do que na hora de ir às compras. Quando voltar para casa cheia de sacolas, faça um escalda-pés para relaxar. Você merece!

Semana 23 - Estrias na gravidez


23 semanas de gravidez

Para mamães

Até agora, seu útero deve ter alcançado 22 cm. Conforme a barriga cresce, a pele coça e as estrias podem aparecer. Utilize cremes indicados para prevenir as coceiras e, de quebra, evitar essas marcas
 
Seu bebê
Três novidades deliciosas marcam esta fase. Os olhos do seu filho começam a se mover. São movimentos rápidos, como aqueles que ocorrem durante os sonhos dos adultos - um bom treino para olhar tudo com muita atenção quando vier ao mundo. A outra boa notícia é que ele já pode ouvi-la melhor. A partir desta semana, ele percebe com mais exatidão os sons, em especial os mais graves, difere os ritmos de fala e, claro, distingue melodias. Eis uma ótima oportunidade para cantar e contemplá-lo com músicas. Outra importante evolução: o pâncreas, finalmente, foi ativado. O órgão, que começou a se desenvolver por volta da nona semana, recebeu os últimos ajustes e está pronto para produzir o hormônio insulina. Essa peça vital no corpo humano será encarregada de manter a glicose sob controle no sangue da criança toda vez que ela ingerir qualquer alimento, inclusive as guloseimas que ele tanto irá adorar.


Sua gravidez
Você ganhou uma linda barriga, que cresce a cada dia e requer muitos cuidados. Como toda mãe, a essa altura você já deve ter sacado uma fita métrica para conferir o quanto ela se expandiu. Até agora, seu útero deve ter alcançado 22 cm. Nos últimos dias de gravidez, a altura uterina pode chegar a 40 cm. Conforme a barriga cresce, a pele coça e as estrias podem aparecer. Alguns cremes são indicados para prevenir as coceiras e, de quebra, evitar essas marcas. Com peso extra, suas costas devem estar reclamando. Para acalmá-las, use sapatos de salto baixo e evite ficar sentada ou deitada por muito tempo. Outra dica: quando sentar, use um suporte para manter os joelhos mais elevados que os quadris. Uma alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais, contará pontos a favor de seu bem-estar e de sua beleza.

Semana 22 - Ganho de peso


22 semanas de gravidez

Para mamães

Você agora está ganhando peso de maneira mais estável e constante. Quanto ao bebê, saiba que ele já fisionomia definida, com cílios, sobrancelhas, pálpebras, lábios e brotos dentários, que darão origem aos dentes
 
Seu bebê
Ele já tem cílios e muito mais: sobrancelhas, pálpebras, lábios e brotos dentários, que darão origem aos dentes. Isso quer dizer que o rosto do seu filho tem uma fisionomia definida. As unhas também já estão bem formadas e crescidas, cobrindo as extremidades dos dedos. E o cérebro continua em acelerado e constante desenvolvimento, que prosseguirá, em alta intensidade, até os 5 anos de idade da criança. A pele, entretanto, está toda enrugada, mas logo mudará. Afinal, ela terá de se esticar para acompanhar o crescimento do bebê.


Sua gravidez
Você agora está ganhando peso de maneira mais estável e constante. Tudo corre no seu ritmo e há tempo de sobra para especular como será o seu bebê. Vai puxar ao pai ou será a cara da mãe? No caso da dentição, é fácil prever o que a genética pode fazer. Basta olhar para o casal. A criança tem grandes chances de herdar uma mistura do sorriso dos dois. E, por falar em dentes, não deixe de redobrar os cuidados com a sua saúde bucal. A escovação correta, depois de cada refeição, é um cuidado essencial para prevenir cáries e infecções na gengiva. Além de incomodar muito, esses problemas podem prejudicar o bem-estar do feto. No dentista, atenção aos exames com raios X, que não são recomendados, e aos medicamentos proibidos para gestantes.

Semana 21 - Manchas na pele


21 semanas de gravidez

Para mamães

Há muito a fazer quando o assunto é beleza. A dica mais importante para uma grávida é usar o protetor solar todos os dias, pois a pele está mais suscetível a manchas, que podem ser evitadas
 
Seu bebê
Seu filho é único e a natureza imprime marcas que revelam essa peculiaridade. Nos seus minúsculos dedos, por exemplo, apareceram vários sulcos, que, em breve, darão origem às impressões digitais. As pálpebras começam lentamente a se abrir. É como se o bebê quisesse conhecer aos poucos o mundo que o acolhe. O aparelho digestivo já trabalha a pleno vapor. Parte de suas engrenagens, como o intestino delgado, começou a se desenvolver cedo, por volta da sétima semana. Agora foi ativada outra de suas peças, o intestino grosso, por onde passa uma parte do líquido amniótico, que o feto está continuamente engolindo.


Sua gravidez
Com a proximidade do terceiro trimestre, dá vontade de comprar tudo: outras roupas para gestante (afinal você tem mais de dez semanas pela frente), lindos conjuntos para o bebê, passando pelos itens da decoração do quarto e, é claro, os acessórios (tantos e tão caros). Calma! Mais importante do que ter tudo de uma só vez, é planejar os gastos para se manter financeiramente saudável. Não é só a conta corrente que precisa se manter saudável: você também. Então, na próxima refeição, que tal comer peixe? Ele é rico em ácidos graxos ômega-3, um nutriente muito importante para as gestantes. Quanto à sua beleza, há muito o que fazer. Talvez, a dica mais importante seja esta: use protetor solar todos os dias e, se for possível, repasse-o na hora do almoço. A pele da gestante está mais suscetível a manchas, que podem ser evitadas se você proteger a pele.

Semana 20 - Colostro pode aparecer


20 semanas de gravidez

Para mamães

Não se surpreenda se sair um líquido branco, em pouca quantidade, do bico do seu seio. Trata-se do colostro, o leite que alimentará o recém-nascido nas primeiras mamadas
 
Seu bebê
Foi dada a arrancada do crescimento: a essa altura, ele já pesa 260 g e mede cerca de 16 cm. Todo o seu corpo está coberto por uma substância branca e oleosa. É a vernix caseosa, que entrou em cena para proteger sua pele do líquido amniótico. Pudera. Ficar mergulhado ali dentro por tanto tempo poderia causar irritações na frágil pele do pequeno. Essa substância, que é muito escorregadia, também vai facilitar a descida do bebê no momento em que ele se encaixar na pelve, lá no fim da gestação.


Sua gravidez
Ops... Por acaso, num dia desses, você se surpreendeu com um líquido branco, em pouca quantidade, no bico do seio? Trata-se do colostro, o leite que alimentará o recém-nascido nas primeiras mamadas. Uma pequena quantidade pode ser liberada quando as mamas são levemente massageadas. É possível também que você tenha percebido o aumento da umidade vaginal, a chamada leucorreia. Esses são sintomas da gravidez que em nada a impedem de fazer sexo. É só conhecer as posições mais indicadas para a gestante e investir em noites de amor. Depois, nada melhor do que um belo copo de água de coco, que, além de refrescante, faz superbem às grávidas. Na agenda, reserve um tempo para o ultrassom morfológico, normalmente indicado para a 20ª semana. É um exame importante e muito esclarecedor. Converse com o seu médico sobre ele.

Semana 19 - Celulite na gravidez


Semana 19 de gravidez

Para mamães

É normal se sentir inchada e perceber o aparecimento de celulite. Uma dica é diminuir o sal e consumir alimentos ricos em magnésio, que ajuda a controlar a pressão e previne contrações uterinas
 
Seu bebê
Seu bebê está ficando mais inteligente. Uma substância chamada mielina começou a se formar em volta dos neurônios. Isso garantirá a perfeita transmissão de impulsos elétricos no cérebro da criança, o que é de extrema importância para o desenvolvimento intelectual dela para o resto da vida. São motivos para comemorar, afinal era só isso o que faltava para o sistema nervoso do bebê funcionar impecavelmente. De resto, ele segue na sua rotina de desenvolvimento e evolução: engordando, encompridando e aprimorando aptidões.


Sua gravidez
Você já está no meio do segundo trimestre e a barriga desponta. Nova rotina na sua vida pessoal e também na amorosa. Com o crescimento da barriga, passa a ficar mais concreta a ideia da chegada de um novo bebê para o papai. Aproveitem e leiam juntos matérias e livros sobre educação e gestação. Será bom para os dois. Em relação ao seu corpo, é normal se sentir inchada, o que também pode favorecer o aparecimento de celulite. Uma dica para amenizar o problema é diminuir a ingestão de sal e consumir alimentos ricos em magnésio. Esse mineral ajuda a controlar os níveis da pressão e previne contrações uterinas fora de hora. Se isso já tiver acontecido, é bom se informar sobre a diferença entre contrações ocasionais e as frequentes e ritmadas, que indicam o trabalho de parto.