terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Semana 18 - Inchaço na gravidez


Semana 18 de gravidez

Para mamães

Como anda o seu peso? Será que você comeu mais do que deveria ou está inchada? Nos dois casos, preocupe-se em hidratar a pele para que ela tenha elasticidade para esticar e não formar estrias
 
Seu bebê
Ele cresceu pra valer. Está pesando cerca de 150 g e mede 14 cm - é quase o dobro do tamanho registrado 15 dias atrás. O coração continua batendo em ritmo acelerado, cerca de duas vezes mais rápido do que o da mamãe. Quanto ao sexo do bebê, se você ainda tem dúvidas, o mistério acabará em breve. A partir desta semana, será bem mais fácil visualizar os órgãos genitais no ultrassom. Se for uma menina, saiba que o útero e as trompas dela já estão formados. Se for menino, seus genitais podem ser vistos com mais nitidez. Mas talvez o bebê não colabore muito na hora do exame, ficando de lado, meio tímido. Eles são assim mesmo.


Sua gravidez
Ansiosa para a próxima consulta ao obstetra? Para a maioria das gestantes, a resposta é sim. Ir ao ginecologista ou fazer um ultrassom são momentos mágicos na rotina da gestante. Afinal, é delicioso ter uma hora inteirinha para falar sobre a gestação ou ver o bebê, ainda que em branco e preto e por meio de uma imagem borrada. Mesmo assim, os médicos advertem: um ultrassom por trimestre e uma consulta por mês são mais do que suficiente. Exceção para as gestantes com diabetes ou problemas cardiovasculares, que precisam de um acompanhamento mais constante. O único momento menos excitante durante a consulta médica é quando se sobe na balança. Falando nisso, como anda o seu peso? Será que você comeu mais do que deveria ou está inchada? Nos dois casos, preocupe-se em hidratar a pele para que ela tenha elasticidade para esticar e não formar estrias. Cuide-se para ser uma bela e jovem mamãe.

Semana 17 - Sentir o bebê mexer


17 semanas de gravidez

Para mamães

O futuro bebê tem apenas 12 cm, mas ele já se mexe com agilidade. Muitas mães começam a sentir o bebê justamente nesta fase. A princípio, os toques são delicados, mas logo serão inconfundíveis
 
Seu bebê
Ele cresce rápido e se movimenta mais. Tem apenas 12 cm, mas seus bracinhos e suas pernas já estão suficientemente longos para se mexer com agilidade. Isso não é motivo para preocupação. O cinto de segurança do bebê está firme. O cordão umbilical, que o mantém ligado à placenta, ficou mais resistente e fino. O corpo do seu pequeno ganha, agora, mais tecido adiposo, células gordurosas que vão ajudar a manter a temperatura dele equilibrada. A pele parece menos transparente. No entanto, os vasos sanguíneos ainda são visíveis.


Sua gravidez
Uma semana emocionante! Muitas mães relatam que começaram a sentir o bebê a se mexer justamente na 17ª semana. A sensação é como se "bolhas de gás" delicadamente estourassem dentro da barriga. Os toques e os movimentos da criança são bem delicados, mas estimulantes o suficiente para que você coloque as mãos na barriga, mesmo inconscientemente. Logo os chutes se tornarão inconfundíveis. Para que ele continue com essa energia toda, não deixe de manter hábitos saudáveis: tente dormir bem e continue a incluir vários nutrientes em seu cardápio diário. Evite cigarro e álcool e controle o consumo de café.

O segundo trimestre também é ideal para cuidar dos dentes e ir ao dentista para saber como se prevenir de qualquer problema dentário. Então, arranje um tempinho na sua agenda. E a ginástica? Em que pé está? Nenhum? A gravidez pode servir como um bom incentivo para cuidar mais do corpo e fazer atividades físicas. Se isso aconteceu com você, invista nelas, mas não sem antes se informar sobre as modalidades mais recomendadas para as gestantes. Hidroginástica, Ioga e Pilates estão na lista.

Semana 16 - Os órgãos formados


16 semanas de gravidez

Para mamães

Os órgãos do bebê estão a postos e se desenvolvendo. Consuma alimentos ricos em ferro e zinco, que estimularão a produção de glóbulos vermelhos e manterão o sistema imunológico funcionando bem
 
Seu bebê
Na água aquecida da bolsa, seu futuro bebê está se divertindo, dá graciosas cambalhotas, embora você não perceba esses movimentos até lá pela 18ª ou pela 20ª semana. Ele agora pesa 80 g e mede 10 cm e suas células não param de se multiplicar. Todos os órgãos estão a postos e continuam se desenvolvendo. Os ossos se fortificam, já os sistemas circulatório e urinário estão sendo aperfeiçoados. Enquanto o pequeno inspira e expira o líquido amniótico, vai exercitando os pulmões. Prepare-se porque ele vai dobrar de peso e tamanho nos próximos 15 dias.


Sua gravidez
Agora que seu metabolismo já está totalmente adaptado à gravidez, confesse: você deve estar ouvindo muitos elogios. Não é por menos. As mulheres tendem a ficar mais bonitas e radiantes nesta fase da vida. Há uma explicação para isso. Além da felicidade de ser mãe, o aumento do volume de sangue, que chega a ser 50% maior nestes meses, está por trás desse efeito Cinderela, deixando sua pele corada e reluzente. Por isso, continue investindo em alimentos ricos em ferro, que estimularão a produção de glóbulos vermelhos no seu sangue e no do seu filho. Outro nutriente que não pode faltar na sua dieta é o zinco, que manterá seu sistema imunológico - e o do futuro bebê - funcionando a mil. Não se esqueça de se alimentar com calma, pois sua digestão está mais demorada.

Semana 15 - Sexo do bebê


15 semanas de gravidez

Para mamães

Nesta semana, o futuro bebê pesa 50 g e mede 10 cm. Também já é possível saber seu sexo a partir de agora. O único impedimento será o fato de ele fechar as perninhas durante o ultrassom
 
Seu bebê
Com o rosto totalmente delineado, os olhinhos do futuro bebê continuam fechados, mas ele já percebe as alterações de luz e pode até ficar incomodado se você disparar um flash próximo à barriga. Talvez até resolva se encolher um pouquinho. Sua pele também é muito sensível, lisa e transparente, porém acaba de ganhar a proteção de uma fina camada de pelos, chamada lanugem. Após o nascimento, essa penugem vai cair e, aos poucos, nascerão novos pelos. Nesta semana, ele pesa 50 g e mede 10 cm.


Sua gravidez
Você está curiosa para saber o sexo do bebê? Então, anime-se: entre a 15ª e a 18ª semana de gestação, já é possível ver se você está esperando uma menina ou um menino. Ou melhor, isso vai depender da posição do pequeno - às vezes, eles cismam em fechar as perninhas e não deixam ninguém olhar ali. Que tal um revigorante banho de sol matinal? Nada impede você de continuar bonita, bronzeada e em forma durante a gravidez. Mas não se esqueça do protetor solar e evite se expor entre as 10 horas e as 16 horas. Os raios solares também vão ajudar seu corpo a produzir a vitamina D, um nutriente que melhora a absorção de cálcio. Esse mineral vai garantir dentes fortes e ossos saudáveis para mãe e filho.

Semana 14 - A linha nigra aparece


14 semanas de gravidez

Para mamães

As papilas gustativas começaram a funcionar e, por isso, o feto já percebe a diferença entre o doce e o salgado. Quanto a você, não se assuste se aparecer a linha nigra na sua barriga. Ela some depois que o bebê nasce
 
Seu bebê
Doce ou salgado? Incrível, mas seu futuro bebê já tem paladar e consegue perceber a diferença entre os sabores do açúcar e do sal. É que, nesta semana, suas papilas gustativas começaram a funcionar. Aliás, todos os órgãos internos dele estão com as estruturas principais formadas. O cérebro continua se aperfeiçoando e envia comandos para os músculos se movimentarem, inclusive os da face. Por isso, ele já é capaz de franzir a testa, fazer caretas e sugar o polegar. Talvez agora mesmo ele esteja chupando o dedo.


Sua gestação
É bem provável que, nesta semana, aquela roupa de que você tanto gosta não sirva mais. Afinal, sua barriga e os seios não param de crescer. Que tal incrementar o guarda-roupa e adotar o visual de gestante? Já que a sua gravidez é fato consumado, aqui vai um conselho: nada de exagerar nas garfadas e comer em excesso. Engordar além do limite não é uma boa nem mesmo fora da gestação. Sua pele continua a sofrer alterações e a mais característica desse período é a chamada linha nigra - aquela faixa escura que vai do estômago à região pubiana. Após o nascimento do bebê, ela some, mas, enquanto isso, sempre que tomar sol, passe protetor solar de fator acima de 30. Em relação ao pré-natal, seu obstetra deve ter solicitado novos exames, como o ultrassom morfológico, que avalia a formação e as funções dos órgãos fetais. Se você tem mais de 35 anos, seu médico também poderá realizar exames complementares para checar como o pequeno está se desenvolvendo.

Semana 13 - Bebê em crescimento


Semana 13 de gravidez

Para mamães

A cabeça do feto vai dar uma pausa no crescimento para o resto do corpo ganhar volume. Para você, vale a dica de privilegiar na alimentação todos os alimentos ricos em ferro para evitar a anemia
 
Seu bebê
Começa uma nova etapa, o período de maior instabilidade terminou. O bebê está prestes a dobrar de tamanho e os rins já trabalham com força total. Agora seu filho consegue urinar perfeitamente - o líquido amniótico que ele vem engolindo já é excretado pelo seu próprio aparelho urinário. A cabeça, que estava desproporcional ao tronco, vai dar uma pausa no crescimento. Chegou a vez de o resto do corpo ganhar volume.


Sua gravidez
Acredite: já se passaram três meses desde o dia da fecundação. Marque essa conquista no diário da sua gravidez. A fase mais crítica terminou, mas os cuidados continuam. A vitamina B12, presente em todos os alimentos ricos em ferro, é muito importante no estágio em que você se encontra, pois contribui para a formação dos glóbulos vermelhos, evitando a anemia.

Se for viajar, confira com o médico se está tudo bem. Lembre-se de que você vai precisar de algumas pausas no caminho para ir ao banheiro, já que a vontade de urinar é mais frequente na gestação. Procure não ficar sentada por muito tempo para evitar dores e cãibras e leve água de coco na bagagem para o caso de se sentir enjoada durante a viagem. Quando chegar ao destino final, coloque as pernas para o alto - isso ajuda a reduzir os inchaços.

Semana 12 - Seu bebê já tem unhas


Semana 12 de gravidez

Para mamães

Seu corpo começa a se transformar. Abdômen e seios são os primeiros da lista. Enquanto isso, o feto também se modifica. Além de possuir unhas, ele consegue piscar e até ensaiar o primeiro xixi
 
Seu bebê
Morando num casulo pouco maior do que uma bola tênis, seu futuro bebê dobrou de peso nos últimos 15 dias. Agora está com 14 g e mede cerca de 60 mm. Suas cordas vocais também estão em formação. Os dedinhos se alongaram e se separaram e as unhas começaram a crescer. Além de receber nutrientes e oxigênio do corpo da mãe, o bebê também já pode responder a alguns estímulos. Dentro da bolsa de água, ele consegue piscar, mover os dedos, abrir a boca e até ensaiar seu primeiro xixi, uma vez que os rins estão quase totalmente formados.


Sua gravidez
Você já percebeu a pequena saliência que está se formando em seu abdômen? Provavelmente suas antigas calças nem cabem mais ou estão incrivelmente apertadas. Isso está acontecendo porque finalmente seu corpo começa a refletir as notáveis mudanças que ocorrem dentro dele. São os sinais de gravidez se tornando mais evidentes. Os seios podem aumentar de tamanho e ficar doloridos, como na época que precede a menstruação. Assim, como as calças, o sutiã também irá parecer menor. Os mamilos se tornam pesados e as aréolas mais escuras. Além disso, talvez você comece a engordar. Deste momento em diante, finalmente, as náuseas e os enjoos, que tanto a incomodaram nas primeiras semanas, vão desaparecer. Daí, com o fim dessa sensação pra lá de desagradável, seu apetite vai reaparecer. Por isso, não estranhe se passar a sentir uma baita fome. Não é à toa: o bebê precisa de muitas vitaminas, proteínas e minerais para se desenvolver com saúde.

Semana 11 - Fim dos enjoos


11 semanas de gravidez

Para mamães

Os órgãos genitais externos estão se formando agora, mas será preciso esperar mais um pouco para saber ao certo o sexo. A boa notícia é que, em geral, os enjoos somem neste momento
 
Seu bebê
Apesar de um tanto quanto desproporcional em relação ao resto do corpo, a cabeça de seu futuro filho já está bem delineada. Nesta fase, o diafragma, o músculo da respiração, também está em pleno processo de desenvolvimento. Assim, é normal se ele começar a soluçar um pouco. Os movimentos são tão sutis que você nem irá perceber. Com os dedinhos separados, em breve o bebê conseguirá abrir e fechar as mãos. Os órgãos genitais externos também estão se formando agora. Porém será preciso esperar mais um pouco para saber se o quarto da criança será azul ou cor-de-rosa.


Sua gravidez
Esta semana você deve estar cheia de dúvidas. O que eu não posso comer? Quais remédios devo evitar? Nada mais natural. A futura mãe precisa ser cuidadosa, pois tudo o que ela consome é absorvido pela criança. Os médicos ainda não entraram em um consenso sobre o limite de álcool diário permitido à gestante, mas já se sabe que a bebida pode interromper o desenvolvimento do futuro bebê, afetando principalmente cérebro, olhos e sistema respiratório. Portanto, o melhor é passar longe de tudo que for alcoólico. Aproveite para reduzir o açúcar - exagerar nos doces não é nada saudável - e modere também o sal, que pode elevar a sua pressão. Ah, você reparou que os enjoos estão reduzindo? Pois é, agora a maior parte das mulheres costuma se ver livre do incômodo.

Semana 10 - Primeiro ultrassom


10 semanas de gravidez

Para mamães

O embrião acabou de se tornar um feto. Agora, se inicia a fase do crescimento e do amadurecimento. Por isso, capriche na alimentação, que deve ser rica em vitaminas e sais minerais
 
Seu bebê
Ele acaba de entrar no período fetal, isto é, o embrião se torna um feto e se inicia a fase do crescimento e do amadurecimento. Seu futuro bebê já tem a aparência humana e a maioria dos órgãos vitais está funcionando. Rins, fígado, pulmões, intestino e cérebro estão ativos, embora continuem em pleno desenvolvimento. Sabe quanto ele pesa? Apenas 5 gramas. Esse peso vai aumentar bastante nas próximas semanas.


Sua gravidez
Capriche na alimentação, pois o que é bom para você também é para o bebê. Suas refeições devem ser ricas em vitaminas e sais minerais. Isto porque a grávida precisa de 300 a 500 calorias a mais diariamente em relação a outras mulheres.

Se você tem gatos de estimação, lembre-se de evitar qualquer contato com a caixa de areia. Peça para que outra pessoa faça isso no seu lugar. As fezes dos bichanos podem transmitir a toxoplasmose, uma infecção perigosa para o feto. Mesmo que os exames para identificar esse problema tenham dado negativo, você não pode se descuidar.

Ao fim da décima semana, seu médico já deve ter solicitado a primeira ultrassonografia. Ela é importante porque avalia a idade do feto e os eventuais problemas de malformação congênita. Para mulheres acima de 35 anos e com histórico familiar de Síndrome de Down, muitos médicos recomendam o exame de translucência nucal. Segure a ansiedade: dificilmente nesta fase do desenvolvimento é possível saber se você espera uma menina ou um menino.

Semana 9 - Cansaço é normal


9 semanas de gravidez

Para mamães

Do tamanho de uma azeitona, o futuro bebê se movimenta livremente dentro da bolsa de água. Para seu pleno desenvolvimento, durma o suficiente, tenha uma boa alimentação e evite a ansiedade
 
Seu bebê
Ele agora mede 30 milímetros - está quase do tamanho de uma azeitona. Suas pequenas articulações (ombros, cotovelos, joelhos e pulsos) estão funcionando e permitem que ele se movimente dentro da bolsa de água. As pequeninas pálpebras se fecham, fazendo que os olhos amadureçam o suficiente para ele enxergar o mundo. O cérebro cresce enormemente: 100 mil novos neurônios são criados por minuto, formando esse órgão complexo. Protegido pelo líquido amniótico, seu futuro bebê percebe a respiração e os batimentos cardíacos - os sons emitidos por você se tornam cada vez mais audíveis. Que tal aumentar os períodos de conversa com ele, bem como ensinar novas canções? Não se intimide caso isso pareça bobo demais. Afinal, este é um momento muito especial entre você e seu filho. Experimente!


Sua gravidez
Você dormiu bem essa noite? É bom repousar pelo menos oito horas ou você se sentirá muito cansada a cada manhã. A fadiga é comum na gravidez e uma das causas são as noites maldormidas. Outra explicação para o cansaço é a carência de alguns nutrientes, como o magnésio. Se você não anda pregando os olhos por culpa da ansiedade, converse com seu obstetra para esclarecer as dúvidas sobre a gravidez que estejam tirando seu sono. Praticar ioga também pode amenizar sua agitação. Com certeza, você vai se sentir bem melhor depois. Aliás, aproveite para conferir seu calendário do pré-natal e não se esqueça de compartilhar com o pai do bebê todas as suas emoções. Afinal, ele também deve participar deste período da vida do casal. Talvez seja a hora de agendar uma nova consulta e levá-lo com você.

Semana 8 - O bebê mede 20 mm


8 semanas de gravidez

Para mamães

Do tamanho de um feijãozinho, tudo o que notamos no ser humano já está presente no embrião. Em breve, sua cintura vai se expandir para acomodá-lo melhor e você vai notar outras mudanças no seu corpo
 
Seu bebê
Apenas 20 milímetros. Esse é o tamanho do bebê que você carrega no fim do seu segundo mês de gestação. Ele continua minúsculo - menor do que um feijãozinho -, mas o crescimento está a todo vapor. A barreira placentária já é bastante eficiente, selecionando tudo o que chega ao embrião. Mesmo assim, evite ingerir alimentos, bebidas e medicamentos que possam prejudicá-lo e não tenha contato com pessoas portadoras de doenças contagiosas, como a rubéola e a catapora. O baço, a traqueia, a laringe e os brônquios começam a tomar forma. A pontinha do nariz e as dobras das pálpebras acabam de aparecer, delineando as feições de seu futuro bebê. Ele já tem ombros e os braços cresceram um pouco. Aliás, praticamente tudo o que notamos num ser humano já está presente no embrião. Por isso, dentro de alguns dias, ele estará pronto para ingressar no período fetal.


Sua gravidez
Você pode até não ter a esperada barriga de grávida, mas aí dentro uma revolução acontece. Seu útero, por exemplo, está crescendo, se alargando e amaciando para acomodar o embrião. Em breve, sua cintura vai se expandir e você vai notar outras mudanças no corpo. Os cabelos ficarão mais brilhantes. Já a pele, apesar da aparência viçosa, tem sua pigmentação aumentada, o que pode ocasionar o surgimento de manchas, especialmente na região do rosto. Nada a se preocupar, pois, após a gravidez, tudo isso desaparece. Para amenizar o problema, use protetor solar o dia todo. O intestino, por outro lado, pode desacelerar seu ritmo de trabalho. O estômago também passa a produzir maior quantidade de ácido clorídrico nesta fase, causando uma incômoda queimação.

Semana 7 - Ouvidos afinam a escuta


7 semanas de gravidez

Para mamães

Ainda que não aparente que você está grávida, seu corpo, internamente, sofre modificações. Neste momento, os ouvidos de seu filho começam a afinar a capacidade auditiva. Cante para ele!
 
Seu bebê
A cada dia, o embrião parece mais humano e o seu corpo faz adaptações notáveis para envolvê-lo. Se você pudesse olhar dentro do útero, notaria que seu bebê agora tem braços e pernas. Também é possível perceber detalhes sutis na estrutura das mãos e dos pés - eles possuem pequenas fendas, que vão dar origem aos dedos. O intestino, o pâncreas e o apêndice estão formados, já os dois hemisférios cerebrais ainda se desenvolvem. Outra boa notícia é que, apesar de ainda estarem crescendo, os ouvidos de seu filho começam agora a afinar a capacidade auditiva. Um bom momento para cantar para ele e escutar músicas e sons que a deixam tranquila.


Sua gravidez
A sua ansiedade em ver a barriga ganhar contornos mais arredondados está a mil, mas é preciso um pouco de calma. Por enquanto, fica difícil perceber que você está esperando um bebê. No entanto, seu corpo, internamente, está trabalhando e sofrendo modificações como nunca. Só para você ter uma ideia, o volume de sangue do seu organismo já aumentou. Aliás, aí está uma das causas da frequente vontade de urinar que você anda sentindo nos últimos dias. Com mais sangue circulando, os rins trabalham dobrado e a bexiga logo fica cheia. Seu útero também está maior, pressionando a bexiga e, assim, contribuindo ainda mais com a sensação de ter de ir várias vezes ao banheiro. Nem pense em reduzir o consumo de líquidos. Além de água, beba muito leite para o bebê ter ossos e dentes fortes. Controle o café - em excesso, ele pode deixá-la ansiosa, além de prejudicar sua dentição. Nesta fase, é possível ainda sentir sono durante o dia. Tal sintoma também está relacionado ao aumento do volume de sangue. Conselho: respeite fielmente os seus horários de dormir.

Semana 6 - Coração a todo vapor


6 semanas de gravidez

Para mamães

O coração do futuro bebê está batendo de 120 a 160 vezes por minuto. Seus enjoos também podem estar mais acelerados. O sintoma é previsível e sinaliza de que está tudo bem
 
Seu bebê
O tuntum da vida não para. É o coração do futuro bebê, que está batendo de 120 a 160 vezes por minuto - bem mais rápido do que o seu. Esse órgão, que começou a trabalhar logo após a concepção, nesta sexta semana de gravidez lembra um pequeno tubo e continuará a se desenvolver até o final do primeiro trimestre, que se completa entre a 12ª e a 14ª semana. O embrião agora mede pouco mais de 6 mm e apresenta sinais de minúsculos membros. Essa transformação ocorre por uns quatro ou cinco dias e assim começa-se a vislumbrar as mãos e os pés. Já existe também a base do que serão seus pulmões, ouvidos, nariz, tubo digestório e fígado. Pontinhos negros surgem na porção superior: são os olhos que começam a ganhar forma. O cérebro continua crescendo.


Sua gravidez
Os enjoos matinais estão mais constantes, não é mesmo? Não se preocupe, pois trata-se de um sintoma previsível nas primeiras semanas. Para amenizá-los, experimente comer alimentos sólidos - uma bolacha do tipo água e sal, por exemplo - ainda deitada, antecedendo a escovação dos dentes. Algumas mulheres sentem náuseas à tarde ou à noite. Outras sofrem com a azia. Um dos segredos para controlar o mal-estar é fazer pequenas refeições ao longo do dia. Alongamentos leves, sob a orientação médica, também são indicados. Em espanhol, a palavra embarazosignifica gravidez. O verbete tem tudo a ver com o estado embaraçado em que você se encontra agora. Aproveite a semana para agendar uma consulta com o seu dentista e avaliar como está a sua saúde bucal - acredite, isso também é importante durante a gravidez.

Semana 5 - Desenvolvimento rápido


5 semanas de gravidez

Para mamães

Neste momento, o embrião está com 1,25 mm. Adote uma dieta equilibrada, pois ela será fonte de onde seu filho vai retirar os nutrientes de que precisará para se desenvolver
 
Seu bebê
Nesta semana, ocorre uma gloriosa explosão de força. Dentro de seu casulo repleto de líquido amniótico, o embrião desenvolve mais de 1 milhão de células por minuto. É como se fosse dado um sinal para que todos os órgãos do bebê pudessem agora se desenvolver. Tudo a seu ritmo, que é o mais incrível, como numa orquestra bem afinada. Com 1,25 mm, seu minúsculo corpo ganhou o formato de um C e já possui uma parte superior e outra inferior. O coração é o primeiro órgão a se desenvolver, depois vêm o fígado e o sistema nervoso central, bem como os músculos, os ossos e as primeiras células sanguíneas. Ah, e o sexo do futuro bebê também está definido - na verdade, isso ocorreu no momento em que o óvulo foi fertilizado pelo espermatozoide. Mesmo assim, você terá de aguardar alguns meses para realizar o exame de ultrassom e esclarecer esse mistério.


Sua gravidez
Agora é o momento de redobrar os cuidados com a sua saúde, em especial com o que você come. Assim, procure adotar uma dieta equilibrada, com grande diversidade de alimentos. Afinal, eles serão a fonte de onde o seu filho vai retirar os nutrientes de que precisará para se desenvolver. Mas, por favor, não vá comer por dois. O importante é você se alimentar saudavelmente. Outra dica preciosa é evitar passar muito tempo em jejum. Saiba também que nessa fase a barreira placentária ainda não existe, portanto evite bebidas alcoólicas, fumo e a automedicação, pois essas drogas podem chegar ao embrião. Praticar exercícios físicos é uma boa - faz bem para o bebê e, depois do parto, vai ajudá-la a recuperar a forma mais depressa. Antes de começar a malhar, obtenha a autorização do seu obstetra. Isso vale, inclusive, para as atletas.

Semana 4 - Grandes transformações


4 semanas de gravidez

Para mamães

Se sua menstruação atrasou, esse é o primeiro sinal de gravidez. Um simples teste de farmácia pode acabar com a incerteza. Com o resultado positivo, saiba que seu futuro bebê já é um embrião
 
Seu bebê
Esta é uma semana de grandes transformações. Pode-se dizer que foi dada a largada para a maravilhosa jornada da gravidez. Para começo de conversa, seu futuro bebê é oficialmente um embrião. A cabeça e a porção caudal se fundem e, a partir de agora, todos os órgãos do corpo dele estão preparados para se desenvolver. O cordão umbilical e a placenta continuam se formando e o cérebro começa a se configurar. Desde a semana anterior, suas estruturas iniciais são capazes de fazer a entrega de oxigênio e nutrientes para o embrião. Ele agora tem tudo do que precisa para crescer: alimento, proteção e, é claro, muito amor.


Sua gravidez
Você esperava a chegada da menstruação para esta semana? Se ela atrasou, esse é o primeiro sinal de que você está grávida. Por fora, seu corpo não dará pistas visíveis de mudança, mas, por dentro, já há grandes transformações. Enjoos matinais podem surgir, devido ao aumento de progesterona e de estrógeno. Apesar do desconforto, isso significa que a gravidez começou bem. Um simples teste de farmácia pode acabar com a incerteza. Confirmada a gravidez, inicie imediatamente o pré-natal, a rotina de exames para avaliar como está sua gestação. É uma ótima oportunidade para esclarecer dúvidas e resolver eventuais problemas. Aproveite também para checar seu peso e confirmar se você está acima ou abaixo do limite considerado saudável. Assim, saberá o quanto pode engordar nos próximos nove meses.

Semana 3 - Momento da fecundação


3 semanas de gravidez

Para mamães

Seu bebê é do tamanho da cabeça de um alfinete, mas ainda é cedo para você perceber que está grávida. Os sintomas do início da gestação só aparecerão nas próximas semanas
 
Seu bebê
Uma minúscula sementinha - é assim que seu futuro bebê se parece agora. O óvulo acabou de ser fecundado pelo espermatozoide e, ao longo dos próximos sete dias, ele se dividirá em várias células, sem aumentar de tamanho, mas iniciando uma longa trajetória. Descerá a trompa e seguirá rumo ao útero. Ali, na forma de blastocisto - uma bola de células cheia de líquido -, ele se fixará na parede uterina e continuará seu desenvolvimento. Nesta terceira semana e na próxima, o ovo será alimentado por nutrientes presentes na trompa uterina e no útero. Só para você ter uma ideia, neste exato momento, seu bebê mede cerca de 0,15 mm, o tamanho da cabeça de um alfinete. Apesar de tão pequenino, em sua formação já se configuram o que serão as partes fetais, a placenta e a bolsa das águas.


Sua gravidez
O mais importante agora é você driblar a sua ansiedade. Ainda é cedo para você perceber que está grávida. Os enjoos, a fadiga e a vontade frequente de urinar - sintomas clássicos do início da gestação - só aparecerão nas próximas semanas. Mas isso, claro, é muito variável. Existem mulheres, por exemplo, que passam as primeiras semanas de gestação sem sentir uma náusea sequer. Outras percebem que há algo de diferente com elas porque começam a detestar comidas e mesmo cheiros antes adorados. É comum neste período também acontecer um pequeno sangramento, consequência da nidação, quando o blastocisto penetra na mucosa uterina, iniciando o seu desenvolvimento. Nada a se preocupar, pois está tudo caminhando corretamente.

Semana 2 - Corpo a todo vapor


2 semanas de gravidez

Para mamães

A menstruação já acabou e os ovários trabalham para liberar um óvulo maduro daqui a uma semana. Ele ficará na trompa aguardando a chegada do espermatozoide para ser fertilizado
 
Seu período menstrual terminou e os ovários estão trabalhando a todo vapor. Daqui a uma semana, eles vão liberar um óvulo maduro, que aguardará, na trompa, a chegada do espermatozoide para ser fertilizado. A partir daí, se dá início ao maior espetáculo da natureza: um futuro bebê começará a se desenvolver.

Por que a contagem já começou?
Parece estranho, pois você ainda não está oficialmente grávida, mas a gestação já começou há uma semana. É assim mesmo. Na verdade, os cálculos realizados para saber quando o bebê nascerá levam em conta esse período, portanto já se pode falar em gravidez.

Para evitar erros, o ciclo gestacional é calculado a partir do primeiro dia da última menstruação. Assim, o recém-nascido, de acordo com essa fórmula universal, é esperado para entre 280 e 286 dias, ou 40 semanas, a partir dessa data. Para mulheres com ciclos menstruais muito irregulares, os obstetras recomendam um exame de ultrassom cerca de quatro semanas após a suspeita da gravidez. Nesse estágio, o médico, por meio da formação do saco gestacional, pode avaliar a data provável do parto.

Vale lembrar que é no exato momento da fecundação que será determinado o sexo do bebê, assim como todas as demais características genéticas. Evidentemente, são dados ainda imperceptíveis.

Semana 1 - Planejar a gravidez


regua-semana01

Para mamães

A menstruação acabou de chegar e a contagem já começou. A gestação é calculada a partir do primeiro dia da última menstruação. Aproveite esse período para planejar sua gestação
 
Você está ansiosa para engravidar, mas a menstruação acaba de chegar. Não desanime, esse é um recado da natureza de que o seu corpo está se preparando para uma futura gestação. Em duas semanas, o óvulo será liberado pelos ovários e, se tudo der certo, vai ser fecundado pelo espermatozoide. A partir daí, sim, você estará oficialmente grávida! Como o planejado é engravidar, uma dica é começar, desde já, a tomar suplementos de ácido fólico, uma vitamina essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê e que se torna muito mais eficaz quando ingerida já antes do pré-natal.

Por que a contagem começa agora?
Você deve estar confusa: ainda não está grávida e a contagem já começou. É assim mesmo. Como as mulheres dificilmente se lembram da data exata da concepção, os médicos escolheram um modo mais fácil de fazer as contas. Para evitar erros, a gestação é calculada a partir do primeiro dia da última menstruação. Assim, o bebê, de acordo com essa fórmula aceita universalmente, é esperado para entre 280 e 286 dias, ou 40 semanas, a partir dessa data. Já para mulheres com ciclos menstruais muito irregulares, os obstetras recomendam um exame de ultrassom cerca de quatro semanas após a suspeita da gravidez. Nesse estágio, o médico, por meio da formação do saco gestacional, pode avaliar a data provável do parto.

Que tipo de pai você é?



Que tipo de pai você é?

Getty Images
O especialista em medicina comportamental Leandro Romani de Oliveira divide os pais em 9 tipos de personalidade, do perfeccionista ao observador. Veja em qual perfil você se encaixa.

1. O PERFECCIONISTA
Sou muito responsável e possuo um nível crítico bastante alto. Para mim, o trabalho vem antes do prazer e tenho dificuldade de ignorar ou aceitar as coisas que não são feitas do jeito certo. Sinto uma profunda necessidade de corrigi-las.
Desafios
Sua integridade é admirada por seus familiares, mas a busca por correção pode deixá-lo muito crítico. Seu principal desafio como pai é exercitar a compaixão (em relação a você mesmo e aos seus filhos), aceitando os diversos pontos de vista, percebendo que somos todos naturalmente imperfeitos e que existem vários jeitos certos de ser. Em resumo, somos amados pelo que somos e não pelo que consideramos certo ou errado.

2. O DEDICADO
Consigo perceber o que algumas pessoas sentem ou precisam, mesmo que não digam. Sinto um grande impulso a ajudá-los e compreendê-los, porém, às vezes, posso ser interpretado como se estivesse controlando ou bajulando o outro.
Desafios
Sua dedicação é ressaltada pelos familiares, mas o excesso pode sufocar o crescimento e a autonomia dos outros. Seu desenvolvimento como pai passa por reconhecer as suas próprias necessidades e satisfazê-las com a mesma energia que se dedica aos filhos, aceitando ser ajudado, estabelecendo limites e dizendo “não” quando necessário. Lembre-se de que somos amados mesmo quando as pessoas não precisam da gente.

3. O EMPREENDEDOR
Adapto-me às situações ou às pessoas para atingir minhas metas. O sucesso é muito importante para mim e estou constantemente envolvido em tarefas. Às vezes, essa conduta me faz deixar de lado sentimentos e relacionamentos pessoais.
Desafios
Sua confiança e seu otimismo são contagiantes. Mas eles também escondem a ideia de que a felicidade depende do sucesso ou da vitória. O problema é que, às vezes, esse foco pode privá-lo dos bons momentos de sua vida familiar. O caminho de crescimento para você é perceber que somos amados e reconhecidos pelo que somos e não pelo que fazemos. É possível reduzir o ritmo e ter plenitude quando se dedica parte do seu tempo à convivência com os filhos.

4. O ROMÂNTICO
Desfruto de grande refinamento estético e vivo intensamente as emoções, me sentindo diferente dos demais. Às vezes, tenho a sensação de buscar constantemente a felicidade em objetivos que deixam de ser tão significativos quando os atinjo.
Desafios
A criatividade e a sensibilidade estimulam um olhar diferenciado sobre a realidade, mas a profundidade de sentimentos pode confundir os outros. A percepção de que falta algo para lhe preencher pode levar à idealização de pessoas e relacionamentos, o que acaba gerando a frustração. Como pai, procure apreciar a beleza e a felicidade que existe em cada momento com seu filho. Saiba que podemos progredir em nossas ações apesar das oscilações emocionais. Mesmo diante das particularidades de cada um, somos todos iguais e estamos profundamente conectados.

5. O OBSERVADOR
Passo grande parte do tempo recluso em pensamentos. Valorizo o conhecimento e costumo ser mais reservado, preservando minha energia e meu tempo. Prefiro observar o que acontece e evito me envolver em temas mais superficiais.
Desafios
Seu humor refinado e seu conhecimento são reconhecidos por todos, mas quando se perde no mundo dos pensamentos estabelece um grande distanciamento. Seu desafio como pai é procurar mais profundamente os sentimentos em relação aos filhos e se permitir expressá-los, deixando sua curiosidade ligá-lo mais intimamente a eles. Essa troca é muito importante para atribuir sentido à vida.

6. O QUESTIONADOR
Tenho facilidade para imaginar cenários negativos de forma a me antecipar caso eles possam acontecer. Desconfio primeiro, mas, ao estabelecer confiança, sou extremamente fiel. Sou considerado questionador, mas isso me faz sentir mais seguro.
Desafios
Sua lealdade é uma característica muito forte, mas o excesso de protecionismo pode limitar o crescimento dos que estão a sua volta. Questionamentos e preocupações demasiados podem contaminar seus filhos, deixando-os também ansiosos. Agora, se você é desses que não têm medo de nada, pode gerar expectativas muito altas sobre os jovens. Procure resgatar a fé em si, nos seus filhos e em algo que transcenda a nossa compreensão. Nem mesmo o acaso abala o equilíbrio das forças que nos regem.

7. O OTIMISTA
Realizar tarefas repetitivas ou que não sejam prazerosas é difícil ao extremo para mim. Tenho grande facilidade para planejar e criar. Geralmente, minha atenção está focada na diversidade e de forma positiva, por isso costumo ser visto como alguém alegre e otimista.
Desafios
Sua alegria e seu constante planejamento divertem e entretêm os outros, mas a sensação de limitação pode levá-lo à diversidade excessiva, o que dificulta o contato com os próprios sentimentos e o impede de perceber mais profundamente a si e aos filhos. Tente desenvolver a percepção do que se passa no momento presente, seja ou não agradável, com você ou com os outros. Procure fazer uma coisa de cada vez, do início ao fim.

8. O PROTETOR
Muitos me acham enérgico e objetivo demais. Gosto de franqueza e tenho dificuldade de tolerar a fraqueza dos outros. Às vezes, acho que o mundo é injusto, por isso tenho de ser forte e comandar para sobreviver e não ser traído.
Desafios
Seu senso de proteção e justiça traz segurança à família, mas, quando ele se faz desproporcional, pode intimidar a todos. Procure exercitar a tolerância e a compreensão em relação aos seus filhos. A compaixão e o reconhecimento de suas limitações vão ajudá-lo a cultivar a ternura dentro de casa e modular a intensidade de suas intervenções.

9. O CONSELHEIRO
Sempre levo em conta os diferentes pontos de vista e busco gerar consenso. Tenho necessidade de que as pessoas estejam em harmonia e geralmente priorizo os anseios dos outros e prorrogo a realização do que realmente é importante para mim.
Desafios
Sua flexibilidade e sua pró-atividade são características que o tornam um excelente mediador de conflitos alheios, mas isso pode afastá-lo de sua própria identidade, ao se moldar às circunstâncias. Busque reconhecer e executar suas prioridades, permitindo-se entrar em contato com suas emoções e entender que os conflitos podem trazer crescimento e contribuição às pessoas. Acredite também que o amor e a união entre pais e filhos são incondicionais.